quarta-feira, 24 de junho de 2015

Receitas contra Gripes e Resfriados



Todo mundo já teve gripe e/ou resfriado, ao menos, uma vez na vida. Mas você sabe diferenciar um do outro? Quais os sintomas? Como preveni-los ou tratá-los?

Resfriado - decorrente de uma alergia ou mudança de temperatura. Sintomas: congestionamento nasal, coriza e espirros. 


Gripe - causada pela entrada de um vírus no corpo. Sintomas: febre, tosse, mal-estar, dor muscular. É um quadro mais agressivo e duradouro, segundo Roberto Navarro (especialista em nutrologia).



Os grupos mais suscetíveis são os idosos, crianças, grávidas no 2º ou 3º trimestre, pessoas imunodeprimidas, portadores de doenças crônicas (asma, diabetes, problemas renais, pulmonares) e fumantes.







Para combatê-los, a ingestão de certas frutas, legumes e verduras são essenciais, vez que contêm nutrientes que contribuem para a imunidade do organismo. 
Dentre eles: vitaminas C, D2 e A, zinco, ferro e ômega 3.

Vitamina C - encontrada nas frutas cítricas, como a laranja.
Vitamina A - está presente na cenoura e na abóbora.
Vitamina D2 - nos cogumelos.
Zinco - nas leguminosas e cereais integrais.
Ômega 3 - nas sementes de chia e de linhaça.
Ferro - encontrado nos vegetais verde-escuros.


Também é essencial a higienização adequada das mãos. Lavar as mãos com frequência pode evitar o contágio de gripes e resfriados.


Use água corrente e sabão. Limpe as unhas e os cantinhos ao redor delas. Lave as mão antes das refeições e após usar o banheiro.


O álcool em gel, apesar de prático e eficiente, não substitui a água e o sabonete. 


Cuidados Essenciais: 

Ao espirrar, cubra o nariz e a boca com lenços descartáveis de papel. 
Não use lenços de pano, vez que não são higiênicos.
Evite o contato com pessoas gripadas ou resfriadas.


Mantenha o ambiente ventilado, com portas e janelas abertas.

Vacine-se anualmente contra a gripe.

Evite tomar antibióticos.
Beba bastante água, água de coco, chás e sopas.


Tome sol para receber vitamina D.


Em épocas com alto índice de transmissão, evite ambientes com muitas pessoas.


Pratique atividade física para fortalecer o organismo. Contudo, se os sintomas da gripe ou resfriado já tiverem aparecido, recomenda-se ficar em repouso, a fim de que o organismo possa lutar contra os invasores.
Alimente-se adequadamente. Evite gorduras de má qualidade, pois deprimem o sistema imunológico. 
As gorduras boas (presentes no salmão, sardinha, castanhas, nozes) associadas a uma alimentação balanceada ajudam a resposta imunológica.


Seguem algumas receitinhas (elaboradas por nutricionistas) muito eficientes na prevenção ou alívio dos sintomas de gripes e resfriados.











Pegar friagem ou vento nas costas dá gripe; exposição ao ar condicionado ou tomar gelado piora os sintomas; comer alho ou tomar mel com limão ajuda a combater a doença; usar bolsa de água quente na cabeça melhora a gripe; o vírus causa alergia; dormir de cabelo molhado é ruim para a gripe; vitamina C funciona (não está comprovado); quem está gripado não precisa ir ao médico; adianta tomar antigripal vendido sem receita em farmácias; o vírus da vacina é vivo; a vacina pode causar febre ou outros problemas de saúde.

Verdades

Meses frios registram maior incidência do vírus influenza; Chá ajuda contra a gripe;
resfriado causa febre; quem toma vacina da gripe, sente-se como se estivesse gripado; pessoas alérgicas a ovo não devem tomar vacina; crianças menores de 02 anos podem ter sérias complicações pela gripe, por isso também precisam receber a dose; a vacina não provoca gripe, mas protege apenas contra os principais vírus; os casos de reação à vacina, como febre e dor local, são raros; a dose deve ser anual, pois o vírus sofre mutações genéticas.

Algumas informações extraídas da Revista dos Vegetarianos nº 104, junho 2015, Ano 9, "8 Receitas contra Gripes e Resfriados".

✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira