quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ALIMENTAÇÃO DURANTE A VIAGEM DE FÉRIAS

CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO DURANTE A VIAGEM DE FÉRIAS


Na hora de viajar, antes de curtir o passeio, surgem várias preocupações. Dentre elas: condições do carro, como arrumar as malas e também a alimentação durante horas de viagem. A dúvida é o que levar e como consumir esses alimentos.

Para quem quer levar o lanche de casa, recomenda-se alimentos leves e naturais. Segundo a nutricionista Mariana Moura, aconselha levar alimentos não perecíveis e de fácil digestão, como, por exemplo, barrinhas de cereais, biscoitos e frutas não muito maduras. “Evite levar salgadinhos e frituras, porque tem muita gordura e sal, o que dificulta a digestão e pode trazer desconforto durante a viagem. Alimentos como carnes e ovos, como pasteizinhos, coxinhas e outros também deve ser desconsiderados” destaca. Outra dica da profissional são os alimentos industrializados. Porém, evite comer com o carro em movimento, o que pode prejudicar a digestão. Além disso, não esqueca de se hidratar durante toda a viagem, com muita água.

Conservação dos alimentos
Outra preocupação frequente é como armazenar e garantir a qualidade dos produtos durante a viagem. Para isso, alguns cuidados são essências. De acordo com a nutricionista do site Bem Leve Luana Stoduto, o uso de plástico filme para embrulhar os sanduíches e garrafas térmicas para os sucos naturais são o ideal. “É importante verificar a higienização correta dos recipientes antes de armazenar qualquer produto”, sinaliza. A nutricionista destaca ainda que o ideal seja embalar os alimentos em sacolas térmicas que mantenham uma temperatura ambiente e refrigerada. “No caso de bebês, a mamadeira deve ser feita com leite em pó e água já fervida, sendo que, a preparação deve ser feita na hora de alimentar a criança” finaliza.

Nas paradas para lanches
Devem ser evitados alimentos como maionese, mortadela, salsicha e queijos amarelos, que são mais pesados por conter muito sal e gordura. Priorize pães integrais, cenoura, alface, queijos brancos, frangos desfiado e peito de peru no preparo de pequenos sanduíches. “Se tiver a chance de parar em um bom restaurante, peça apenas salada, carne grelhada e uma porção de arroz, para não pesar no estômago”, sugere Mariana.

A Anvisa chama a atenção para outros cuidados durante a viagem. Confira algumas dicas:
• Evite adicionar gelo nas bebidas;
• Assegure-se que o alimento esteja bem cozido, frito ou assado;
• Fique atento à temperatura dos alimentos expostos para venda. Os alimentos perecíveis devem ser mantidos em baixa temperatura (abaixo de 5° C) e os quentes bem aquecidos (acima 60 °C);
• Evite o consumo de frutos do mar crus;
• Moluscos e crustáceos podem conter toxinas que permanecem ativas mesmo após a cocção;
• Não consuma leite nem seus derivados crus;
• Não consuma preparações culinárias que contenham ovos crus;
• Frutas e verduras que possam ser descascadas e cujas cascas estejam íntegras, podem ser consumidas cruas;
• Quando for consumir alimentos exóticos, seja prudente e não exagere;
• Evite o consumo de alimentos vendidos por ambulantes;
• Alimentos embalados devem conter no rótulo a identificação do produtor, data de validade e a embalagem deve estar íntegra.

Depois desses cuidados é só seguir viagem e aproveitar ao máximo os bons momentos da vida. A Anvisa disponibiliza uma cartilha online para quem vai viajar. Acesse: ANVISA

✿ܓEdineide Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira