quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Datas Comemorativas - Janeiro

Janeiro
01 · Confraternização Universal
01 · Dia Mundial da Paz
04 · Dia da Abreugrafia

04 . Dia Mundial do Braille 
04 . Dia do Hemofílico
05 · Criação da 1ª Tipografia no Brasil
06 · Dia de Reis
06 · Dia da Gratidão
07 · Dia da Liberdade de Cultos

07 · Dia d0 Leitor
08 · Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia
09 · Dia do Fico (1822)
09 . Dia do Astronauta

11 . Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
11. Dia Internacional do Obrigado

14 · Dia do Enfermo 
14 . Dia do Treinador de Futebol
15 . Dia Mundial do Compositor
15 . Dia dos Adultos

15 . Dia da Imprensa Filatélica


16 . Dia dos Cortadores de Cana-de-Açúcar
17 . Dia dos Tribunais de Contas do Brasil
20 · Dia do Museu de Arte Moderna do RJ
20 · Dia do Farmacêutico
20. Dia Nacional do Fusca  
20. Dia Nacional da Consciência Negra

21 · Dia Mundial da Religião
21 Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 
24 · Dia da Previdência Social
24 · Dia da Constituição
24 · Instituição do Casamento civil no Brasil
24. Dia Nacional dos Aposentados
25 · Dia do Carteiro
25 · Fundação de São Paulo
25 · Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil 

25 . Dia Nacional da Bossa Nova 
 27 · Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)
27 . Dia Mundial do Índigo
27 . Dia Mundial da Lepra
27 . Dia do Orador 
28 · Dia da Abertura dos Portos (1808) e dia do Portuário
30 · Dia da Saudade
30 · Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 · Dia da Não violência
31 · Dia do lançamento do 1º Satélite · EUA (1958)
31 . Dia Mundial do Mágico
31 . Dia do Engenheiro Ambiental
31 . Dia da Solidariedade


1 de Janeiro - Dia da Confraternização Universal

O Dia da Confraternização Universal ou o Dia da Paz Universal é comemorado em quase todo o mundo em primeiro de janeiro. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente há uma vigília na noite de 31 de dezembro, quando se comemora com muita festa a passagem do ano. Esse dia foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, etnia, posição social ou econômica.
Fonte: Wikipédia
 1 de Janeiro - Dia Mundial da Paz


 
Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968, coisa que acontece até hoje.A Mensagem de Bento XVI para 2011 é dedicada ao tema "Liberdade religiosa, caminho para a paz".
 Fonte: Wikipédia 



4 de Janeiro - Dia Mundial do Braille
Braille ou braile é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris. O Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.


  

4 de Janeiro -  Dia da Abreugrafia 

 
O dia 4 de janeiro, dia do nascimento de Manoel Dias de Abreu, foi instituído como o dia nacional da abreugrafia em homenagem ao médico radiologista, nascido no ano de 1892 em São Paulo. O criador do exame (daí o termo abreugrafia) - método rápido e barato de tirar pequenas chapas radiográficas dos pulmões, para facilitar o diagnóstico da tuberculose - tornou-se mundialmente conhecido após o desenvolvimento do método diagnóstico e pela sua constante luta contra tuberculose.

4 de Janeiro -  Dia do Hemofílico
Atualmente, 15 mil portadores de Hemofilia, doença genético-hereditária, são assistidos pela rede pública de saúde. Essas pessoas quase não têm o fator de coagulação do sangue, uma proteína que o organismo produz para conter hemorragias, por isso precisam fazer reposição do fator anti-hemofílico, assim que aparecem os primeiros sintomas.

A hemofilia manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino e seus sintomas variam de sangramento incomum em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas nos quadros leves até sangramentos intramusculares e intra-articulares espontâneos e frequentes nos casos graves.

5 de Janeiro -  Criação da 1ª Tipografia no Brasil
 
Hoje dia 5 comemora-se a criação da primeira tipografia no Brasil, ou seja as gráficas no passado usavam tipos, cada letrinha era um tipo, a função do gráfico ou tipógrafo era de ir juntando as letras, uma por uma formando as linhas de texto e no conjunto era anexado os clichês, que era uma foto ou um desenho ou uma vinheta como esta da foto (é invertido assim mesmo).


6 de Janeiro -  Dia de Reis

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.
A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta dia as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.
Em alguns países como Espanha e Portugal, as crianças deixam sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim quando acordam.

6 de Janeiro - Dia da Gratidão


Gratidão, nada mais é que ter a consciência de que alguém nos fez muito bem e querer retribuir de alguma forma tal bem.
A gratidão compreende sentimentos de fraternidade e companheirismo, mesmo que momentâneos, mas nunca abrange a submissão. Ser grato é ter um sentimento horizontal e nunca vertical.

7 de Janeiro - Dia da Liberdade de Cultos

Liberdade de Culto, liberdade de pensamento, liberdade de expressão. Nada soa mais democrático do que a palavra liberdade, sobretudo em um país tão multiculturalista como o nosso. O Brasil é uma nação que abriga todas as etnias e, portanto, muitas religiões. A Liberdade de Culto e o respeito pelas outras religiões que dividem espaço com a hegemonia católica, são condição para um convívio social pacífico, ao mesmo em que enriquecem nossa gama cultural. A primeira lei sobre o assunto surgiu em 7 de janeiro de 1890 (daí a data comemorativa), em decreto assinado pelo então presidente Marechal Deodoro da Fonseca, por iniciativa do gaúcho Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura na época.


7 de Janeiro - Dia do Leitor
"Cada livro que você lê tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."






8 de Janeiro - Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia

 
 "A fotografia, cujos progressos são imensos e que está, a nosso ver, mui bem classificada entre os materiais das artes liberais, fala aos olhos e detém cativa os curiosos fatigados".  Eça de Queirós.




 9 de Janeiro - Dia do Fico (1822)
O Dia do Fico deu-se em 9 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.

Foi então que declarou para o público: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".






9 de Janeiro - Dia do Astronauta


Um astronauta ou cosmonauta é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculare.
O primeiro ser vivo a ir ao espaço foi a cadela Laika, no Sputnik 2.  
O Dia do Astronauta é comemorado no Brasil em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em 2006, e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS). Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).

11 de Janeiro - Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado em 11 de Janeiro em todo o Brasil. A data é usado para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.

 11 de Janeiro - Dia Internacional do Obrigado
 
Obrigado
de nada
Obrigado
a nada (Titãs)






 14 de Janeiro - Dia do Enfermo
Mundialmente a data também é comemorada no dia 11 de fevereiro, instituída pela Igreja Católica, pelo papa João Paulo II, em 1993.
Orações e bênçãos a todos os enfermos, para que encontrem paciência e perseverança na busca da sua cura; a todos os familiares e amigos, para que sejam exemplos de dedicação e companheirismo; a todos os profissionais de saúde, para que sejam fieis aos seus juramentos e propósitos: a saúde.




14 de Janeiro - Dia do Treinador de Futebol

Um treinador ou técnico é o indivíduo responsável pela coordenação e direção das atividades de uma equipe ou de apenas um atleta.
O treinamento exige o conhecimento de táticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras ações dentro e fora do campo ou quadra. A grande maioria dos treinadores é de ex-jogadores da modalidade em que estão envolvidos, tendo ou não formação acadêmica.


15 de Janeiro - Dia Mundial do Compositor
 
Compositor é um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos.

Em culturas ou gêneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao criador original da música. Nesse caso, a transmissão para outros intérpretes é feita por memorização e repetição. Em geral, o compositor é o autor da música e, como tal, é o detentor dos direitos autorais.


15 de Janeiro - Dia dos Adultos


Biologicamente, o adulto está entre o jovem e o idoso; psicologicamente, é a pessoa que demonstra capacidade de agir, pensar e realizar algo de maneira equilibrada, racional, sensata; juridicamente, é aquele a quem a lei concede completa capacidade para o exercício de sua vida civil. Com toda essa carga de expectativas e responsabilidades, nada mais justo do que conceder um dia também para o adulto.
O que é o adulto? Uma criança inchada pela idade. (Simone de Beawvoir)
 
15 de Janeiro - Dia da Imprensa Filatélica
Imprensa filatélica no Brasil nasceu modestamente em São Paulo, em 1882. Criou-a o jovem colecionador Luís Levy, comerciante, compositor e exímio pianista, estabelecido à rua da Imperatriz, n. 4.
Luís Levy (São Paulo, 1861 - Rio de Janeiro, 1935) falava e escrevia corretamente em cinco idiomas o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.
A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a idéia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada. Em 15 de janeiro de 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico.

16 de Janeiro - Dia dos Cortadores de Cana-de-Açúcar
 
Cortador de cana
Orgulho de uma família
Braço forte maravilha
Desta usina da gente
(Dominguinhos)
 




17 de Janeiro - Dia dos Tribunais de Contas do Brasil

20 de Janeiro - Dia do Museu de Arte Moderna do RJ

 O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. 

Seu edifício-sede, a obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy, segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração com o entorno.

20 de Janeiro - Dia do Farmacêutico


O farmacêutico estuda os remédios, cosméticos e alimentos industrializados de modo a garantir sua eficácia e segurança na produção e utilização pelo consumidor. Pode atuar na pesquisa, produção e distribuição dos mesmos, sendo obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia.
No Brasil, a atividade profissional está sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta seu exercício, com base na Lei 3.820, assinada em 11 de novembro de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

20 de Janeiro - Dia Nacional do Fusca

20 de Janeiro - 
Dia Nacional da Consciência Negra

 












21 de Janeiro - Dia Mundial da Religião 
O Dia Mundial da Religião deve celebrar a tolerância e o diálogo entre todas as pessoas que acreditam no princípio da bondade e na força geradora de vida que vem de Deus. De fato, todos que seguem uma religião têm intimamente a crença na existência do Divino que rege nossa vida e que nos chama a compartilhar a essência da caridade para uma vida melhor.


 21 de Janeiro - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa





24 de Janeiro - Dia da Previdência Social

A previdência social atua em cinco ramos principais: invalidez, velhice ou tempo de serviço; doença e maternidade; acidentes de trabalho; desemprego e encargos familiares.
A previdência social estabelece e rege um contrato que o trabalhador faz com o governo federal. Neste contrato, ele se compromete a pagar todo mês, uma quantia previamente calculada, ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS).
O ministério, por sua vez, se compromete a devolver a quantia sob a forma de benefícios sempre que o empregado não puder trabalhar temporariamente por ter sofrido um "acidente de trabalho" ou se aposentar por opção ou por invalidez.

24 de Janeiro - Dia da Constituição

No dia 25 de março comemora-se o dia da Constituição, em virtude da primeira constituição ter sido outorgada nesta data, no ano de 1824. Nesta estavam dispostas a forma de governo, que então era republicana, e a forma de estado como federalismo.





24 de Janeiro - Instituição do Casamento civil no Brasil 

No início da civilização, a autoridade religiosa era a única competente para marcar as formalidades e validade do casamento. Contudo, no dia 24 de janeiro de 1890, o então presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca promulgou o Decreto nº 181 instituindo o casamento civil.

24 de Janeiro - Dia Nacional dos Aposentados
 Em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado – a data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal.

25 de Janeiro - Dia do Carteiro


Em 25 de janeiro de 1663,  foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos.
Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.


25 de Janeiro - Dia Nacional da Bossa Nova
Derivado do samba e com forte influência do jazz, a bossa nova é um movimento da música popular brasileira do final dos ano 50 lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo, um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim. 

25 de Janeiro - Fundação de São Paulo

São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 25 de janeiro de 1554, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto européia quanto indígena. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional. Esta característica de cidade comercial e de composição heterogênea vai acompanhar a cidade em toda a sua história, e atingirá o seu ápice após o espetacular crescimento demográfico e econômico advindo do ciclo do café e da industrialização, que elevariam São Paulo ao posto de maior cidade do país.


25 de Janeiro - Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil 

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é a empresa estatal do Brasil operadora dos serviços postais.
A ECT foi criada em 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).



 


27 de Janeiro - Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)




27 de Janeiro - Dia Mundial da Lepra
Lepra, hanseníase, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen) que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen.

27 de Janeiro - Dia Mundial do Índigo
Uma Criança Índigo é aquela que apresenta um novo e incomum conjunto de atributos psicológicos e mostra um padrão de comportamento geralmente não documentado ainda. Este padrão tem factores comuns e únicos que sugerem que aqueles que interagem com elas (pais em particular) mudam o seu tratamento e orientação com objectivo de obter o equilíbrio. Ignorar esses novos padrões é potencialmente criar desequilíbrio e frustração na mente desta preciosa nova vida. O Índigo apresenta muitas vezes estas caracteristicas:
(1) Tem alta sensibilidade
(2) Tem excesso de energia
(3) Distrai-se facilmente ou tem baixo poder de concentração
(4) Requer emocionalmente estabilidade e segurança dos adultos á volta dela
(5) Resiste à autoridade se não for democraticamente orientada
(6) Possui maneiras diferentes de aprender, particularmente na leitura e matemática
(7) Podem se tornar frustrados facilmente porque têm grandes idéias, mas uma falta de recursos ou pessoas para o assistirem pode comprometer o objetivo final
(8) Aprendem através do nível de explicação, resistindo à memorização mecânica ou a serem simplesmente ouvintes.
(9) Não conseguem ficar quietas ou sentadas, a menos que estejam envolvidas em alguma coisa do seu interesse.
(10) São muito compassivas; têm muitos medos tais como a morte e a perda dos amados
(11) Se elas experimentarem muito cedo decepção ou falha, podem desistir e desenvolver um bloqueio permanente.

27 de Janeiro - Dia do Orador

Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.


28 de Janeiro - Dia da Abertura dos Portos (1808),Dia do Portuário e do Comércio Exterior
 30 de Janeiro - Dia da Saudade


 Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular. "Saudade", só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
 
30 de Janeiro - Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
As histórias em quadrinhos no Brasil foram publicadas inicialmente no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país começou no início do século XX. Mas, apesar do Brasil contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses.




30 de Janeiro - Dia da Não violência













31 de Janeiro - Dia do lançamento do 1º Satélite · EUA (1958) 



Satélite artificial - corpo feito pela mão humana que orbita um planeta, incluindo: Satélite meteorológico,Satélite espião, Satélite de comunicação.


31 de Janeiro - Dia Mundial (internacional) do Mágico

Pessoa que pratica a magia; prestidigitador, mago, ilusionista, nigromante.



31 de Janeiro - Dia do Engenheiro Ambiental
O engenheiro do ambiente deverá saber reconhecer, interpretar e diagnosticar impactos ambientais negativos e positivos, avaliar o nível de danos ocorridos no meio ambiente (no caso de impactos negativos) e propor soluções integradas de acordo com o direito do ambiente vigente.
  
31 de Janeiro - Dia da Solidariedade

A palavra “solidariedade” é derivada do termo “obligatio in solidum”, que no direito romano expressava, primitivamente, a obrigação comunitária, ou seja, as responsabilidades que o indivíduo tinha em relação a uma coletividade à qual pertencia e de cuja manutenção se beneficiava, como a família. 

✿ܓEdineide Oliveira
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira