terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Férias no Litoral Alagoano (Dicas e Roteiros 2012)

Depois de tanto tempo sem postar no blog, estou de volta com força total.
E não há tema melhor do que DICAS DE FÉRIAS em um dos litorais mais bonitos e encantandores desse nosso Brasil - o LITORAL ALAGOANO.


Na verdade, a idéia inicial era participar de uma Expedição à Chapada Diamantina – Ibicoara/BA, para realização de camping, trekking, cascading, flutuação, tirolesa, banho de cachoeira etc. Porém, infelizmente, a viagem foi cancelada e/ou adiada para o carnaval. Inicialmente ficamos tristes, pois já estava tudo comprado e preparado para a expedição... mas bola para frente!

Diante disso, tivemos que organizar nossa própria expedição, de última hora, mas com destino ao Litoral Alagoano (por sugestão do maridão que conhece tudo de Alagoas). Decidimos então viajar no nosso carro (após uma REVISÃO COMPLETA – o que é imprescindível), sem fazer reservas em nenhum hotel, resort ou pousada (o que não é o mais indicado, mas realmente não dava tempo)... e decidimos LITERALMENTE AVENTURAR.. Graças a Deus, nossa viagem saiu melhor do que a encomenda!

Apesar da improvisação e pouquíssimo tempo para organizar a viagem, também não deixamos de fazer aquela pesquisa  básica e importantíssima, no GOOGLE, sobre o litoral alagoano: pontos turísticos, passeios, rotas ecológicas, hotéis, pousadas, resorts, tarifas e diárias (para ter uma noção de preços), dicas de outros viajantes, experiências etc.



A partir das informações obtidas tentamos elaborar um ROTEIRO BÁSICO, pois durante a viagem ele foi alterado diversas vezes e muitos locais e dicas foram acrescentados.


Também fiz um CHECK-LIST para não esquecer os itens indispensáveis de viagem, deixando-a mais segura, bacana e confortável... ou, pelo menos, esquecer o mínimo possível. Vamos então às dicas, roteiros e fotos...

Vou resumir alguns procedimentos importantes para a sua viagem de férias (com base em nossa pouca experiência e algumas pesquisas na net), e disponibilizar links para informações mais detalhadas, conforme a seguir:

1º) REVISÃO do veículo (quando for viajar de carro);
2º) DOCUMENTO do veículo, cartão e número da seguradora, carteira de habilitação,  RG, cartão do plano de saúde - inclusive com o último comprovante de pagamento - celular sempre carregado e com crédito, dinheiro e cartões de crédito;

3º) Se viajar com crianças observar as exigências a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Veja AQUI a documentação necessária;
3º) Pesquise o máximo de INFORMAÇÕES sobre o local, seja em blogs, sites e guias de viagem. Anote ou imprima tudinho - pontos turísticos, hotéis, pousadas, camping, restaurantes, bares, passeios - e leve em sua bolsa de mão. Pesquise as tarifas e horários de funcionamento.  Em alguns locais, os museus fecham na segunda-feira. O horário de funcionamento também fica menor durante o inverno em alguns países;
4º) Busque em pontos de informação turística, Posto da Polícia Militar ou mesmo em uma banca de revista, um MAPA TURÍSTICO da cidade e/ou estado. É imprescindível, principalmente, para viagem de carro;
5º)  Elabore um ROTEIRO DE VIAGEM (com detalhes de locais, preços e passeios) levando em conta os dias de chuva, sol ou neve. Reserve os dias mais nublados e chuvosos para as visitas em museus e locais fechados;
6º) Consulte a Tábua de marés (se sua viagem for à praia) ou o clima do local. A temperatura define não só as roupas da sua mala, como também seu roteiro de viagem. Pesquise em sites sobre a previsão do tempo.
7º) Faça um CHECK-LIST o mais completo possível. Vai facilitar bastante na hora de decidir o que levar na mala, bolsa de mão e no interior do veículo;
8º)  Se você pretende visitar muitas cidades ou países nessas férias, considere o tempo de deslocamento e os procedimentos de check-out e check-in. Tudo isso pode levar um dia inteiro, mesmo que esteja de avião. Portanto, saiba que esse será quase um dia perdido e tente compensar com um tempo maior em cada local.
9º) Dentro do carro, evite colocar bagagens de grande porte, carregue apenas objetos leves para evitar o desconforto e também acidentes, não deixando objetos soltos.
10º) Assessórios eletrônicos devem ser acomodados em uma mala de mão (máquina fotográfica, celulares, laptop, etc.).
11º) Se o porta malas não comportar todos os itens que pretende levar, mesmo tendo feito uma segunda seleção, então instale um bagageiro de teto ou rack (que não é aconselhável devido a interferência no desempenho da aerodinâmica do carro e também no consumo do combustível).
12º) Tenha sempre um saquinho à mão onde possa ser colocado o lixo, e NUNCA ser lançado pela janela ou no local visitado. Depois, coloque o saco cheio de lixo no lugar certo: a lata de lixo!.
13º) Mapas, roteiro, informações do local, documentos, cartões e dinheiro devem ficar em bolsa pequena, assim como itens de primeiro socorros, remédios, alguns itens de higiene pessoal, escova e/ou pente, protetor solar, máquina fotográfica, filmadora, celular, óculos escuros etc.
14º) Cuide da higiene, tome água filtrada, passe protetor solar e coma alimentos saudáveis;
15º) Levar água e alimentos suficientes para todo o trajeto, contando com a possibilidade de engarrafamentos.
16º) Ah, não esqueça de papel higiênico, lenços umedecidos e absorvente para uma emergência;
17º) Evitar comer em paradas no meio da estrada;
18º) Levar remédios-chave, para eventuais gripes ou febres;
19º) Não dar refrigerantes para as crianças no caminho, pois a bebida pode causar dores de barriga;
20º) Não modificar bruscamente os hábitos alimentares das crianças;
21º) Levar peças íntimas de roupa e pomadas para assadura.
22º) Assim que chegar ao destino, busque a programação cultural nos sites, hoteis/pousadas ou jornais mais lidos.
23º) Pergunte aos moradores, funcionários do hotel/pousada, onde eles costumam fazer compras e passeios mais baratos e seguros.
24º) Tenha muito cuidados com os guias! Infelizmente nem todos são confiáveis...

25º) Pesquise bastante e negocie o preço dos passeios, para depois não ter raiva.

Atitudes simples como essas podem garantir a sua tranquilidade e de toda a família! Espero que tenham gostado...
✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira