sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Santuário do Peixe-Boi - Tatuamunha/Alagoas

No povoado de Tatuamunha, pertencente ao município de Porto de Pedras, encontra-se um núcleo de proteção e reintrodução do peixe-boi ao seu ambiente natural.

No rio Tatuamunha estão soltos, marcados por rádios transmissores, cinco peixes-boi: Aiara, Arani, Poti, Luna e o mais velho deles, com 12 anos, o Aldo.

O simpático peixe-boi Aldo.

O Aldo bem próximo de nós.
A Associação dos Ribeirinhos Amigos do Meio Ambiente, desenvolve um projeto de preservação, conscientização e geração de emprego para a comunidade local, que tem apenas um ano de existência, mas já conseguiu muitos progressos.

Um dos seus pontos fortes é a visita ao santuário do peixe-boi. O pessoal leva o visitante por uma trilha ecológica no meio do mangue, passando por lindas paisagens e pontes rústicas de madeira, até o porto improvisado, onde seguem de barco (sem motor) pelo rio Tatuamunha, até localizar os peixes-boi. Com sorte, algum deles pode chegar bem próximo do barco, permitindo fotos e admiração.
O charme da ponte rústica sobre o mangue.
O passeio total, incluindo a trilha, dura aproximadamente duas horas. Na volta o seu Gilvan 'Caravéia' - coordenador do projeto e filho da terra, apresenta a Associação e o artesanato feito de palha, além de souvernirs do personagem principal; impossível não levar um para casa.

Seu Gilvan foi monitor do projeto peixe-boi e ao desligar-se dele, investiu nessa nova proposta. Preocupado com a preservação do local, ele busca várias alternativas para a manutenção do deselvolvimento sustentável. Além de outras coisas, desenvolveu uma técnica simples, barata e muito eficiente para construir os rádios transmissores que são colocados nos bichos devolvidos à natureza.
Gilvan e os rapazes da associação.

Os rádios transmissores desenvolvidos por Gilvan quando era monitor.
O peixe-boi é um mamífero herbívoro aquático que alcança 4,5 m de comprimento e chega a 500 Kg, passa a maior parte do seu tempo no mar e vem aos rios, estuários para tomar água doce e procriar. Seu alimento preferido é o capim agulha, encontrado em abundância nos mangues. Infelizmente, por causa da caça indiscriminada, o peixe-boi marinho está entre os animais mais ameaçados de extinção no Brasil.

O lar do peixe-boi.
Vale a pena conferir esse passeio, caminhar pelo mangue, passear de barco pelas águas calmas do rio, admirar esse incrível animal e contribuir com o projeto que envolve e sustenta cerca de 48 famílias ribeirinhas, desenvolvendo e preservando esse magnífico ecossistema.
A beleza do manguezal e o rio Tatuamunha.
Sugestões:
Passeio de barco - Tel. (82) 9332-4318 (Gilvan 'Caravéia')

Fonte: Over Mundo

✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Viajei em dezembro para Macéio e fiz esse passeio com o Caravéia, esse passeio é imperdível para quem for visitar a cidade. Ele é um exemplo de pessoa dedicado a natureza.

    ResponderExcluir

✿ܓEdineide Oliveira