quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DICAS PREVENTIVAS PARA VIAGEM DE FÉRIAS

DICAS PREVENTIVAS PARA VIAJAR DE FÉRIAS


A primeira coisa que se deve fazer, antes de viajar no próprio carro, é uma revisão super completa no veículo (com um mecânico ou estabelecimento de sua confiança), conforme se segue:
- As partes de borracha (mangueiras, correias);
- Rodas e pneus (alinhamento, balanceamento e calibragem – principalmente do estepe);
- Sistema de freios, com verificação de pastilhas e fluido;
- Suspensão (estado dos amortecedores);
- Paletas do limpador de pára-brisas (devem ser verificadas e trocadas se preciso), além de abastecer o reservatório de água;
- Óleo do motor;
- Radiador e nível da água;
- Verificar o prazo de validade do extintor;
- Verifique o nível dos faróis, se eles estão regulados, para que você não fique cegando os outros motoristas e colocando a segurança de todos em risco. Alguns tem o bom hábito de usar faróis baixos mesmo de dia, na estrada. Com chuva, é imprescindível!
- Ar-condicionado (importantíssimo por causa do calor litorâneo...rs), além de outros itens que se fizerem necessários.

Após devidamente revisado, é imprescindível verificar os itens obrigatórios de segurança, como: extintor de incêndio, lanternas, caixa de ferramentas, dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, macaco, chave de roda, entre outros.

• Alguns objetos podem ser úteis quando você menos espera. Leve com você uma lanterna, um canivete e algumas peças extras. Por exemplo: alguns fusíveis, para o caso de precisar substituí-los.

São dicas que ajudam homens e mulheres, pois o mecânico faz a parte dele, mas precisamos também fazer a nossa. Cuidados simples que fazem a diferença no final!

Ah, certifique-se de que está levando toda a documentação do carro, o cartão do seguro e a sua carteira de motorista e de que eles estão em dia. Se preferir, levar a cópia do documento do carro, mas lembre-se que ela deve ser autenticada pelo Detran do seu estado.
Além da revisão preventiva, antes de iniciar sua viagem, a Polícia Militar também dá dicas para um trânsito seguro nesta época do ano.
•    Verifique se a documentação pessoal e do veículo estão em ordem. Não importa para onde você vá, é imprescindível estar com a documentação correta em mãos;

•    Planeje as melhores vias, horários, pontos de parada e abastecimento, esteja descansado e nunca beba antes de dirigir. Álcool e direção não combinam!
•    Tenha um mapa para não precisar parar para pedir informações. Se isso for necessário procure um posto de serviço ou um Posto da Polícia Militar;
•    Não transporte seus filhos em seu colo ou no banco da frente; transporte crianças no banco de trás e com cinto de segurança;
•  Dirigir com sandália, chinelo ou salto alto pode atrapalhar as manobras, causando batidas. O melhor são os sapatos fechados, sem salto ou de salto baixo, confortáveis.


•    Cinto de segurança é obrigatório. Todos devem usar, inclusive quem estiver no banco de trás. Crianças muito pequenas, com até quatro anos, devem viajar em cadeirinhas especiais para carros, no banco de trás. 

•    Respeite as regras de segurança e as normas do código de trânsito.
•    Respeite os limites de velocidade;
•   Se o adulto ficar cansado, deve parar, tomar um café ou uma Coca-Cola, descansar e até fazer uma parada extra em um hotel, para dormir. 
•    Dirija com segurança, respeitando a sinalização, o policiamento e outros motoristas;

•    Leve com você os números dos postos policiais do policiamento rodoviário, tanto estadual como federal e, se possível, o telefone de emergência da rodovia que você vai usar. Em qualquer situação, o número 190 é sempre uma boa alternativa;
•   Se o pneu do carro furar, vá para o acostamento. Se tiver parado numa reta, conte mais ou menos 50 passos para trás do carro e ali coloque o triângulo de segurança; se parou depois de uma curva ou lombada, conte uns 70 passos para colocar o triângulo.Depois da troca, encontre rápido um borracheiro e conserte o pneu que furou. Assim, você terá uma nova garantia caso a má sorte bata novamente no seu carro... 

•    Evite ultrapassagens perigosas; ultrapasse somente com segurança;
•    Verifique se existe espaço, visibilidade e tempo suficiente;
•    Reduza a velocidade e redobre a atenção em caso de chuva ou neblina;
•    Seja vivo: não discuta no trânsito;
•    Evite dirigir ao amanhecer e ao anoitecer.
DEMAIS DICAS:

- Não exagere na hora de fazer as malas e arrume a bagagem no carro distribuindo o peso maior nas partes baixas e evitando volumes muito pesados no bagageiro do teto.


- Tente prever o que vai acontecer lá na frente. Se o trânsito acumula, ou reduz a velocidade, diminua o ritmo com antecedência. Use a transparência dos carros à frente para poder ver o que acontece mais adiante;
- Para que todos tenham uma viagem confortável, deixe os vidros abertos um dedo. Se o carro tiver ar-condicionado, use ele. O aumento no consumo será pequeno, já que os vidros poderão ficar fechados e a resistência do carro ao ar vai diminuir, vale a pena;
- De noite, os faróis dos outros carros podem nos deixar quase cegos. Não olhe diretamente para a luz. Mantenha seus olhos naquela faixa pintada na pista, do lado direito do carro. Assim você mantém a trajetória sem ficar cego;
 - Quando o carro da frente passar por um certo ponto, veja se existem dois segundos de distância entre você e ele. Se tiver menos, aumente este espaço, pois o carro poderá frear de repente e você acabará batendo;
- - Os motoristas profissionais de veículos grandes tem um código próprio. Quando você chega atrás deles e quer ultrapassar, a maioria é gentil e te ajuda nessa tarefa. Se ele ligar a seta para a esquerda, quer dizer que você não deve ultrapassar, que vem vindo alguém. Se ele piscar para a direita, o caminho está livre. Para agradecer, você deve dar um toque na buzina quando estiver bem do lado do caminhão/ônibus ou piscar a seta para um lado e para o outro depois que já o passou. Ele mostrará que entendeu o agradecimento por buzinar de volta ou piscar o farol;
- Evite deixar objetos grandes soltos dentro do carro. Em uma batida ou freada forte, eles podem machucar e muito. Fonte: (Notícias Automotivas)


Durante a viagem

• Comece a viagem de manhã cedo, quando as estradas ainda não estão muito cheias e você pode aproveitar a luz do dia e a temperatura mais fresca.
• Pare para descansar a cada intervalo de três horas ou sempre que sentir sono. É a melhor forma de evitar acidentes.
• Vá devagar com o rítmo. Não precisa correr e nem se preocupar em percorrer distâncias enormes por dia. É melhor ir com calma.
• Não deixe de acender os faróis no final da tarde, quando começar a escurecer, ou em caso de neblina. Nesses casos a lanterna pode não ser suficiente. Se visibilidade estiver muito ruim é melhor parar por algum tempo longe da pista e ligar o pisca-alerta.
• Não perca a paciência. Imprevistos acontecem. Lembre-se que você está de férias e não vale perder bom humor por causa de um pneu furado.


Alimentos


As melhores opções são os alimentos pouco calóricos e que não precisam de refrigeração, como torradas e pães integrais, barrinhas de cereais, frutas frescas ou desidratadas, snacks de soja, biscoitos assados, pequenas quantidades de amêndoas, castanhas-do-pará e nozes. Não se esqueça de levar muita água, sucos light, repositor energético ou água de coco. 
Capriche na hidratação!

Evite levar alimentos muito perecíveis. “Com o tempo e o calor da viagem, comidas que estragam (iogurte, queijos, e frios) ficarão impróprias para o consumo” (Dicas da nutricionista Mariana Del Bosco).

Fique longe dos salgadinhos fritos e dos refrigerantes! As melhores alternativas são iogurte light e sucos light de lata ou caixinha. Para comer, opte por sanduíches de pão integral (ou pão francês sem miolo) com queijo branco. Se nada disso te agradar e quiser mesmo o bom e velho salgado, escolha aqueles que forem assados. Para terminar, um alerta: nada de bebidas alcoólicas. Todo mundo sabe que álcool e direção não combinam.

Nas praias
- Obedeça à sinalização de locais perigosos e de balneabilidade;
- Evite entrar na água sozinho;
– Entre no mar com cuidado e avance somente até a água atingir o nível do umbigo;
– mantenha as crianças sempre por perto e sob sua vista;
- permaneça longe das encostas e pedras;
– se for usar alguma embarcação, coloque sempre colete salva-vidas;
– não entre na água depois de comer ou beber em demasia;
- Sempre use protetor solar e não fique muito exposto ao sol, pois pode causar sérias queimaduras e até câncer de pele;
– se você perceber alguém com dificuldade na água, mantenha a calma e chame imediatamente um guarda-vidas;
- Peça a alguém de confiança para olhar seus pertences enquanto você toma banho de mar nunca os deixando sozinhos.
- Tome bastante água para hidratar e coma alimentos leves.
- · Nunca jogue lixo no mar, areia e mangues. Isso prejudica a fauna e flora marinha. Nunca colete nada. Leve do ambiente apenas memórias e fotografias.
 - Ah, mantenha a bateria sempre carregada para as fotos e filmagens ...

"Fotografia é registrar a magia dos momentos e capturar a eternidade!"  (desconheço o autor)

Na Hora da Volta
 
• Lave o carro antes de iniciar a viagem para acabar com a poeira e a sujeira acumuladas.
• Cheque novamente o óleo, o fluido freio e os pneus principalmente se a viagem tiver sido muito longa.
• Verifique se o alinhamento e o balanceamento das rodas não foram alterados, principalmente se tiver passado por estradas muito esburacadas. Fonte: (Viva Tranquilo)

✿ܓEdineide Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira