domingo, 17 de fevereiro de 2013

Novo Roteiro de Viagem – Recife/Alagoas - Parte V

ROTEIRO DE VIAGEM 2012
Por Edineide & Ailton

Rota - Recife/Alagoas
Período (05/01 a 09/01/2012)
Nossa primeira Viagem de Férias após as Bodas de Papel (1º ano de casados oficialmente)

Ainda no 3º Dia de Viagem (07/01/2012 sábado) à noite - rumo à Barra de São Miguel (município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Maceió, no estado de Alagoas).


 No caminho, decidimos conhecer a cidade histórica Marechal Deodoro (município brasileiro do estado de Alagoas e faz parte da Região Metropolitana de Maceió).
 

Marechal Deodoro foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade.
A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente do Brasil nascido na cidade em 5 de Agosto de 1827.
Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.

  
Parada para visitar o Centro histórico de Marechal Deodoro que começou a ser construído em 1660. Nele conservam-se resquícios da colonização portuguesa no Estado de Alagoas. São prédios de arquitetura religiosa, do estilo barroco, que dão valor cultural inestimável às ruas do município. 

1ª Parada 
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Sem registros para precisar a data de construção da matriz de Nossa Senhora da Conceição, algumas fontes indicam que a mesma já existia em 1654 e que foi edificada pelo português João Esteves, em troca das terras do atual distrito de Massagueira. Foi queimada e destruída pelos holandeses quando da invasão do território.

 No ano de 1672 os habitantes da vila voltaram a levantar o monumento, que foi concluído muito anos depois, em 1783. A obra é marcada pelo predomínio dos traços do estilo rococó.
Além de toda significação religiosa que inspira, foi na matriz, em 1819, que foi empossado o primeiro governador da Capitania de Alagoas. Em 1860, o Imperador D. Pedro I, juntamente com a Imperatriz Dona Teresa Cristina visitaram o monumento. Nesta igreja foi, também, celebrado o casamento do Major Mendes da Fonseca com Rosa da Fonseca. Assim como foram, neste templo, batizados todos os seus filhos, entre eles, Marechal Deodoro.
  
Outra sugestão de igreja (apesar de não termos parado para tirar foto):
Igreja do Senhor do Bonfim – primeira igreja construída no município de Marechal Deodoro. Não se sabe ao certo a data da sua construção, mas conhece-se o fato de o patrimônio ter sido estabelecido por Diogo Soares da Cunha, no ano de 1611. Sua fachada tem influência das igrejas franciscanas de outras cidades da região Nordeste.

2ª Parada
 
 
 Igreja de Nossa Senhora do Amparo (essa tiramos foto) – o monumento teve sua pedra fundamental lançada em 1757. Em 1819 recebeu a imagem grande que fica no altar, quatro do crucificado e mais uma da caixinha. Em 1860 sua obra foi dada como concluída, apresentando fachada com frontão brasonado em volutas e ladeados por dois pináculos. Na parte de baixo, um óculo lobulado e duas janelas sob a porta principal almofadada. Neste mesmo alinhamento frontal está a torre com uma sineira. No ano de 1683 a irmandade de Nossa Senhora do Amparo foi instituída.

3ª Parada
 
 Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (também tiramos foto) – A edificação já existia por volta de 1777 sob a forma de capela, sendo orago de grande devoção entre os homens negros. Registros mostram que a construção do atual templo, maior que o anterior, foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário para ser freqüentada pelos escravos e ex-escravos. Sua fachada é marcada por traços neoclassizantes.

  
Outras sugestões (não paramos para tirar foto):
 Palácio Provincial – prédio comprado a Francisco Fernandes Lima, no ano de 1836, para ser adaptado a Palácio da Província. Serviu de Sede do Governo Provincial até dezembro de 1839, quando a Capital da Província foi transferida para Maceió. Em 1860 serviu para hospedar a família imperial e sua comitiva. E, a partir de 1961 passou a ser sede da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.

 Cadeia Pública e Casa da Câmara – construção iniciada em janeiro de 1850, aproveitada de um antigo prédio de armazém de sal. O prédio foi estrategicamente construído na parte alta da cidade, de onde se tem a vista de toda a parte lagunar do município.

 Casa Museu Marechal Deodoro.Nesta casa, hoje museu, nasceu o Marechal Deodoro da Fonseca. Proclamador da República. O imperador Pedro II era um monarca muito querido pelo povo brasileiro. A proclamação da república teve mais cara de golpe militar, com o apoio da aristocracia cafeeira do oeste paulista, do que uma revolta popular, pois a participação do povo praticamente não existiu.

Igreja do Carmo – a obra de autoria dos religiosos carmelitas não tem data conhecida de construção, mas estima-se que seja anterior ao ano de 1715. Serviu de moradia para os religiosos que construíram o Convento do Carmo e, em 1872, passou a ser Capela do Cemitério do Carmo.
Convento do Carmo – também conhecido como Convento Caiado, sua construção teve início em 1722, mas nunca foi dada como concluída, por conta da quizila judicial entre os responsáveis pela sua construção, os religiosos carmelitas, e os franciscanos. Os dois grupos religiosos disputavam a soberania religiosa local.

 PARADA 

 CONVENTO FRANCISCANO

Igreja Santa Maria Madalena / Convento de São Francisco

O início da construção da igreja e convento foi em 1684, apesar de dois anos antes dessa data já terem chegado na cidade os primeiros membros da Ordem Franciscana. Em 1689 foi terminada a capela-mor, depois disso, as obras foram paralisadas durante 30 anos, e apenas em 1723, a primeira missa celebrada nesta igreja aconteceu na Semana Santa do ano de 1662. Mas sua obra só foi totalizada em 1793.
Sua fachada apresenta adereços em formas de plantas, confeccionados em pedra calcária; pardieiras emolduradas nas janelas do coro; a janela central apresenta um óculo que favorece a ventilação. 
A imponência da construção se destacou diante da singeleza do casario circundante. A composição do conjunto arquitetônico é impressionante mesmo depois de alguns séculos, porque apesar da ação do tempo, a beleza e suntuosidade da construção impressionam.

Parada
Orla Lagunar de Marechal Deodoro/AL

 

   Nova Orla Lagunar (localizada no sitio histórico, às margens da lagoa Manguaba, numa área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Espaço com quadra poliesportiva, quadra de areia para vôlei e outras práticas, passeio para família com bancos e jardinagem, ciclovia, quiosques e ampla iluminação. Esta é a descrição da nova Orla Lagunar, que durante o dia também serve para visitação turística. E a noite brilha ainda mais com sua iluminação imponente. 
 
 Lagoa Manguaba



Mais fotos de Marechal Deodoro

 Prontos para reiniciar a viagem... pegando novamente a estrada rumo à Barra de São Miguel.



Novamente a dificuldade de achar vagas nas Pousadas e Hoteis da localidade.
Depois de rodar bastante, encontramos vaga em uma pousada simples, diária super em conta e aconchegante - POUSADA BARRAMAR. Suficiente para tomar um bom banho, recarregar as energias e aproveitar o domingo que se aproxima (e será nosso 4º dia de viagem).


 
A pousada encontra-se a 40 metros da praia Barramar, que é sinônimo de tranquilidade, com um mar de águas quentes e cristalinas e com fácil acesso para os tradicionais recifes da Barra de São Miguel
 
Localização

Após tomar um bom banho, hora de ir jantar na Pousada mesmo. 
Tivemos a sorte de nos hospedar no dia do churrasco... delícia!


 
 Agora é hora de subir e tirar uma soneca!

4º Dia de Viagem (08/01/2012 domingo) - Barra de São Miguel (município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Maceió, no estado de Alagoas).

É chegada a hora de desbravar as belezas naturais do local, fazer passeios e nos aventurar!

  

  O lugar reúne lojas com as grifes mais badaladas da moda praia e um pool de restaurantes e barzinhos com uma gastronomia bem diversa. 

Sugestões Gastrônomicas: 
Pizzaria e casa de massas Santorégano
Mr. Joca
Doceria Tantan 
Villa Niquim (carro-chefe do circuito, especializado em cozinha brasileira, frutos do mar e petiscos).

As lojas da Vila Niquim abrem das 16h às 22h e os restaurantes ficam abertos até o último cliente.

Opções de hotel e pousadas:
 Pousada da Lua (opção econômica, é bem aconchegante, tem ambiente caseiro e café da manhã variado)
Village Barra (megaestrutura com piscinas de frente para o mar, restaurantes, área infantil e quartos bem confortáveis).

Próxima Parada
A praia da Barra de São Miguel é ótima, mas muitos turistas apenas passam por lá para pegar um barco e ir até a lindíssima Praia do GUNGA. Todavia, sugiro aproveitar mais o local, inclusive fazendo o passeio de pedalinho até os arrecifes.
 Assim que chegamos à praia da Barra de São Miguel, que mais parece uma piscina natural, avistamos o desembarque de alguns pedalinhos, em plena praia, e decidimos investigar.
 Para nossa surpresa, um gringo havia investido seu dinheirinho nesses pedalinhos novíssimos, para realização de passeios ali na praia mesmo, por um valor bem acessível... 

E nós fomos os primeiros a experimentar esse agradável passeio, comigo dirigindo claro

O tempo foi suficiente para pedalar muito, apreciar a paisagem, fazer umas pausas para fotos e vídeos e agradecer a Deus por essas férias tão merecidas. Indico D+
 




 

 Agora sim, prontos para conhecer a Praia do GUNGA.
Mas é preciso conseguir uma lancha primeiro. Eles cobram R$20,00, em média, para deixar na praia do Gunga e ir buscar na hora marcada. 
 
...e assim o fizemos. No meio do caminho param a lancha duas vezes: uma nos arrecifes (aquário natural), para andarmos um pouco; e outra nas piscinas naturais, para tomarmos banho.

1ª parada
 
 Gente, cuidado com os ouriços... são muitos mesmo!

 Habitantes locais ... lindo D+
  Mergulhador com uma lula
 
Hora de continuar o passeio
 
2ª parada (para mergulho)


 Bolacha do Mar (muitas no local)
São animais marinhos do filo dos equinodermos, ao qual pertencem, também, as estrelas-do-mar. (Mellita quinquiesperforata). Tem forma arredondada e são achatadas dorso-ventralmente, daí o seu nome comum. Seu corpo é coberto por espinhos móveis e articulados. Vivem enterradas superficialmente em praias de areia ou de fundo areno-lodoso, a baixa profundidade, e alimentam-se de partículas orgânicas que retiram deste ambiente.
 Momento romântico

3ª Parada
Praia do Gunga
(um pouquinho de chuva para abençoar)
 A Praia do Gunga é uma ponta de areia branca que avança mar adentro realçada por vastos coqueirais. Com um mar verde esmeralda, além da bela Lagoa do Roteiro que proporciona ótimos banhos, é uma das praias mais concorridas do litoral alagoano. Conta com uma boa infraestrutura, é muito comum que os visitantes passem todo o dia aproveitando as belezas do lugar. Tudo se torna mais encantador fazendo a travessia de barco, que sai do cais da Barra de São Miguel.

 Antes de qualquer coisa, alugue um quadriciclo e vá conhecer as falésias que ficam a 8km da praia principal. O passeio dura 1 hora e custa R$ 70,00 o casal. É excelente!
 

É preciso pegar uma fila de espera... enquanto isso, tiramos fotos nas barraquinhas de artesanatos que ficam ao lado e aproveitamos para comprar alguma lembrancinha.


 É chegada a hora...




 Paisagem de tirar o fôlego...

 ...chegamos às falésias.



 Parada para o banho... irresistível!
 

 


  Excelente passeio até as falésias.
  ...agora é a minha vez de pilotar!
 Próxima parada
Pegar a lancha e voltar à praia da Barra para almoçar.


 Sugestão de Restaurante

Antes de comer decidimos tomar um banho na Pousada, encerrar a conta e... depois do almoço seguir viagem! 
 Ah, resolvi me despedir da pousada me refrescando na piscina... não sou boba!

Almoçamos no Restaurante Escondidinho (culinária italiana e regional)... comida excelente, mas o atendimento é um pouco demorado. 
Ainda assim, recomendo!


  
Ah, segue a programação do Encontro das Águas! 
Infelizmente não foi possível prestigiar.
 Barriguinha cheia, hora de pegar a estrada!

 
 
  
 


 Segundo o meu roteiro, a próxima parada é subir no Mirante
Gutemberg Brêda

Uma visão deslumbrante do local tem-se do Mirante Gutemberg Breda (na AL-101 Sul), de onde se avista toda a extensão do coqueiral da Praia do Gunga e das praias e arrecifes da Barra de São Miguel. 
 
 
 

 





 Legal, né! Mas não acabou... nosso próximo destino - Dunas de Marapé (encontro do rio com o mar).


Dunas de Marapé, a 65 quilômetros de Maceió, no município de Jequiá da Praia. Bela e exótica, Marapé, com suas areias brancas, é marcada pelo encontro das águas escuras da Lagoa de Jequiá com a imensidão azul turquesa do oceano atlântico. Por isso mesmo, a região é considerada uma explosão de vida marinha. O manguezal, que circunda toda a orla, é um grande berçário natural para inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos.

 

 O contraste das águas escuras da Lagoa de Jequiá com o azul turquesa do oceano atlântico

Ao chegarmos em Dunas de Marapé, teríamos de fazer a travessia do rio com um barquinho. Tendo em vista o horário, não conseguimos barco para fazer o passeio... por isso deixamos para o retorno. Aguardem!

... por enquanto, apenas algumas fotos.
 
  

 

 

 

 ...seguindo viagem. 

Antes de chegar na última parada (Piaçabuçu/AL para fazer o passeio à Foz do Rio São Francisco - encontro do "Velho Chico" com o mar), passamos por algumas praias...

Praia da Lagoa do Pau, Coruripe/AL
Muito bonita e deserta.
 
 Sugestão de Hotel Pousada: LAGUNA SURF


 

  
... seguindo viagem. Chegamos à Praia do Pontal do Peba, Piaçabuçu/AL



 

 
Como chegar:
Piaçabuçu, de onde partem os barcos em passeio pela foz, está a 134km de Maceió pela AL-101 Sul e a 26km de Penedo. A estrada asfaltada está em boas condições.
 

  
O Pontal do Peba é uma praia localizada no município de Piaçabuçu, no estado de Alagoas, no Brasil. A praia do Pontal do Peba, é a última ao sul do Estado.
Cercada por dunas, aqui é onde há o encontro do rio São Francisco com o Oceano Atlântico, que juntos formam um lindo espetáculo da natureza.

  As embarcações ancoram perto da foz e os visitantes podem aproveitar o tempo para caminhar pelas dunas até o encontro das águas do rio com as do Oceano Atlântico e se banhar nas piscinas naturais que se formam à beira-mar com a maré baixa. Há tanta beleza natural em volta que chega a ser inacreditável a existência de um local com este. A ausência de barulho – somente se ouve o sopro do vento e o marulho das ondas – provoca um silêncio interior que atordoa e acalma os sentidos desacostumados com o sossego.


Onde ficar em Penedo/AL
Hotel São Francisco – O maior da cidade e fica na Av. Floriano Peixoto, 237, Telefone: (82) 3551-2273. 
 Pousada Colonial – À beira do Rio São Francisco e fica na Pça. 12 de Abril, 21, Telefone: (82) 3551-2355

Onde ficar em Pontal do Peba
  Pousada Chez Julie – Pequena e aconchegante, a pousada fica em frente à Praia do Peba. Endereço - Praia do Pontal do Peba, km 42. Fonefax: (82) 3557-1217
 Parque dos Coqueiros - Fone: 3557-1122/9135-7779 


Passeios
  Farol da Foz Ecoturismo (Pontal do Peba) – Além do passeio à foz do Rio São Francisco de catamarã (R$25 por pessoa), de buggy (R$120 para quatro pessoas) e superbuggy – adaptado com banco superior para mais três ocupantes (R$140 para oito pessoas), a agência de receptivo oferece vôo em pára-quedas ascendente (parasail) rebocado pelo superbuggy carcará. Há ainda o passeio pelas dunas (R$80 para até seis pessoas) e coqueirais da APA, incluindo uma caminhada de 200m até o mirante das dunas, onde os intrépidos visitantes podem escorregar nos montes de areia de até 40m de “esquibunda” (sentado sobre uma prancha) ou de esquipaça (de barriga sobre a prancha). No final do dia, o pôr-do-sol visto das dunas é inesquecível.



Dicas de viagem 1- É indispensável protetor solar (mesmo em dias nublados), óculos de sol e boné. 2 - O passeio até a foz é feito pela manhã e tem duração de cerca de três horas (ida e retorno). As empresas locais prestadoras do serviço não oferecem lanche nem bebida, então, leve algo para comer e beber.
3 - No volta do passeio à foz, pode-se almoçar em Piaçabuçu ou em Penedo, onde os restaurantes oferecem melhor infra-estrutura. Sugestão: Forte da Rocheira (82 3551-3273), que serve desde a tradicional moqueca a pratos feitos com carne de jacaré.
4 - Fique de olho na maré. O passeio de buggy somente é realizado quando está baixa.
Atenção: quer ir por conta própria até a foz? Vá, mas somente de carro com tração 4x4. Não ouse colocar o carro de passeio na areia, pois as chances de atolar são muitas e, nesse caso, reze para aparecer alguém que possa ajudar a desatolar.

 Infelizmente não pudemos fazer o passeio à foz, pois chegamos tarde à cidade de Piaçabuçu. Ficará para uma próxima aventura, se Deus quiser! Assim, como nossas férias estão acabando, decidimos aproveitar nosso 5º e último dia de viagem na cidade histórica de Penedo/AL.

Dessa forma, seguimos viagem e, para nossa surpresa, chegamos no período de Festa do Bom Jesus dos Navegantes (de 02 a 10 de janeiro de 2012). Graças a Deus conseguimos vaga no Hotel São Francisco, acredito que um dos melhores da cidade.

Apesar do cansaço, fomos prestigiar o show da cantora Joana. Foi excelente! Ficamos um tempo no Restaurante da Orla (por sinal muito bonitinho e aconchegante), depois voltamos para o hotel e dormimos bastante. 
 Dia 08/01/2012, às 20h00min – Show com a cantora de renome nacional: JOANA

 

 ✿ܓEdineide Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira