sábado, 16 de fevereiro de 2013

Novo Roteiro de Viagem – Recife/Alagoas - Parte IV

ROTEIRO DE VIAGEM 2012
Por Edineide & Ailton

Rota - Recife/Alagoas
Período (05/01 a 09/01/2012)
Nossa primeira Viagem de Férias após as Bodas de Papel (1º ano de casados oficialmente)

Ainda no 2º Dia de Viagem (06/01/2012 sexta-feira) à noite - Chegamos em Maceió/AL, sem ter feito reserva em hotel.

... e agora, onde vamos dormir?




Como uma mulher prevenida que sou, tinha na bagagem todo o material de camping que havia em casa. E olha que deu certo, graças a Deus! Claro que tivemos alguns tropeços, mas servirão como experiência para a próxima aventura.

TODAVIA, ANTES DE QUALQUER COISA, FIZEMOS UMA PEREGRINAÇÃO POR MOTEIS DA CIDADE... MAS ESTAVA TUDO CARO E COM LIMITE DE TEMPO CURTO, TENDO EM VISTA QUE ERA SEXTA-FEIRA E A DEMANDA ENORME.

 AINDA PENSAMOS EM PROCURAR VAGA EM HOTEL, MAS SABÍAMOS QUE SERIA DIFÍCIL ACHAR VAGA NO MAIS BARATO... 

 FOI AÍ QUE ME DEPAREI COM UMA PLACA INDICATIVA DE "ÁREA DE CAMPING", BEM ALI NO CENTRO DE MACEIÓ. EU SABIA QUE ESSA MANIA POR PLACAS SERIA ÚTIL UM DIA!


O único problema foi saber onde era a área de Camping, pois a placa indicava para o "nada" e as pessoas do local sequer sabiam da existência desse local

Depois de muito rodar pelo quarteirão todo, enfim localizamos a rua! 
  ENCONTRAMOS, FINALMENTE, UM LOCAL SEGURO - CAMPING SANTA RITA - PARA ARMAR A BARRACA, TOMAR UM BANHO, DORMIR E RECARREGAR A BATERIA PARA O 3º DIA DE VIAGEM... TUDO À BEIRA DA PRAIA.



 Chegada a hora de dormir...
 ... e a hora de levantar!

A noite não foi das mais agradáveis e vou explicar o porquê. Quando comprei a barraca para duas pessoas não imaginava que seria tão pequena... e meu marido, digamos, é enorme (quase 1,90 de altura e 100 quilinhos na balança)
Eu sou pequenina, mas espaçosa, claro!

Para completar, nós descobrimos que meu amorido tem claustrofobia. Ele ficou agoniado com a barraca fechada, por isso passou a noite toda com a cabeça quase que do lado de fora da barraca. Tadinho, foi mesmo difícil ele dormir  

Eu consegui dormir um pouquinho, até que começou a chover. Pelo menos testamos a barraca, não entrou água de jeito nenhum, mas precisa ficar toda fechada né. Aí já viu, meu amorido não dormiu mais. Moral da história: compre sempre uma barraca com o dobro ou triplo da capacidade que realmente precisa! :) 

3º Dia de Viagem (07/01/2012 sábado) - Aproveitar Maceió, conhecer sua orla, artesanato, restaurantes, passeios etc.




 Teto Solar... rs.
 Acordamos um pouco amassadinhos...kkkkkkkkkkkk
Prometo que compro uma barraca gigante da próxima vez. Meu amorido teve claustrofobia, coitado!
Ah, choveu um pouquinho de madrugada!
Apesar do aperto, eu AMEI A EXPERIÊNCIA DE ACAMPAR!





 ... SAINDO DO CAMPING PARA APROVEITAR O 3º DIA DE VIAGEM EM MACEIÓ/AL.

Na capital alagoana, algumas praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Todavia, faz-se necessário estar atento às condições de banho, pois ocasionalmente o mar pode estar impróprio. Mesmo assim, deve-se aproveitar para passear pela orla, que contém excelente  infraestrutura, com  barracas, cadeiras para alugar,  imenso calçadão, supermercados, bancos, guias e informações turísticas, etc.


Mania de placas... quem? EU? Elas ajudam muito na hora de postar o roteiro de viagem. kkkkk



 Estacionamos o carro em diversos pontos da orla, para tirar fotos.

 Praia de Ponta Verde.




Farol da Ponta Verde
Praia de mar calmo e águas transparentes, muitos coqueiros e piscinas naturais formadas por arrecifes. Concentra algumas da melhores opções de hotéis em Maceió e é o ponto de encontro dos jovens.




 

 
Ponta Verde é um bairro nobre e uma praia badalada de Maceió. Nela encontram-se excelentes restaurantes e hotéis. Possui mar calmo, com alguns trechos de praia larga próprios para a prática de esportes.
Na praia existiu um dos pontos turísticos mais cantados, versados e contados de Maceió, o Gogó da Ema, um coqueiro que nasceu torto à beira-mar e tinha a forma do pescoço de uma ema, derrubado pelo avanço do mar na década de 1960. Era o local dos encontros entre namorados nas décadas de 1950 e 1960. De lá se observa, quando da lua cheia, um espetáculo visual dos mais encantadores.
Hoje no local existe um clube, o Alagoas Iate Clube, ponto de divisão entre as praias da Ponta Verde e dos Sete Coqueiros.

Novamente entramos no carro e seguimos para a próxima praia...






Na Praia de Pajuçara  partem diversas jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade.


 Foi aí que decidimos fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais. 

A tradição dos passeios às Piscinas Naturais da Pajuçara é feito através de rústicas jangadas sob o comando de jangadeiros, que utilizam da força e sabedoria para levar os turistas e alagoanos até o tesouro natural. São cerca dez minutos para atravessar os dois quilômetros entre a praia e os recifes. Formados apenas na maré baixa, os aquários naturais impressionam pelas águas claras repletas de peixes coloridos.

O passeio às piscinas naturais custa R$ 25,00, e quem embarca nesta viagem deve lembrar que o uso de colete é obrigatório.


 
Fomos na jangada que tem a propaganda do Pedro Paulo e Matheus
O Jangadeiro foi o sr. Mario, gente muito boa!


 Na maré baixa, várias piscinas são formadas pelos recifes de corais, de águas mornas, tranquilas e incrivelmente cristalinas, onde se concentram várias espécies de peixes coloridos a circular livremente.



 Os peixinhos adoram picolé... chega um montão!
O ideal é levar comidinha para os peixes, assim fica mais fácil tirar fotos legais.


... mas o picolé caseiro é mega caro! Antes de aceitar, sugiro perguntar logo o preço. Tem gente que vai pegando 1, 2, 3... 10, quando o moço diz o total a pagar... vixe, mais caro que um passeio!
Ainda bem que descobrimos no 2º picolé, kkkkkk!



 Muitos peixinhos coloridos...









 Infelizmente, é chegada a hora de voltar para a jangada rumo à orla.

Estamos com muita fome!
Apesar de ter as jangadas-bar, decidimos comer na orla por causa do preço.

De qualquer forma segue a sugestão:
Além da beleza das piscinas, o navegante conta com o serviço das jangadas bar, que oferecem lagostas, camarões, peixes e caipirinhas de frutas típicas. Desde 2010 as jangadas-bar são ecologicamente corretas; nelas não se pode tratar peixes, camarões, ou qualquer outro alimento na piscina natural.
O novo modelo da jangada-bar é dividido pelos setores de lixo, caixa, bar e cozinha. Cada setor tem uma cor. O vermelho é a cozinha, separada por compartimentos; amarelo, as bebidas; verde, o caixa; e laranja, o lixo. Cada jangada terá extintor de incêndio, bóias de salvamento, lixeiras e seguro obrigatório pago a Capitania dos Portos. O cardápio é impermeável, com preços dos alimentos e bebidas.
Cozinha padronizada
 
 Ah, os proprietários das jangadas-bar devem cumprir regras do Termo de Ajuste e Conduta por eles assinado, como não tratar peixes, frutos do mar ou qualquer outro alimento na piscina natural, manter a limpeza do local, fazer coleta seletiva do lixo, não jogar óleo no mar e não usar o trabalho infantil, dentre outras normas.

 
Bom, muitas foram as dicas de restaurantes... mas o vitorioso foi o RESTAURANTE E PIZZARIA PARMEGIANNO. Comida muitíssimo BOA e BARATA. 

Parmegianno Pajuçara
Av. Dr. Antônio Gouveia, 1259
Pajuçara - Maceió/AL - BRASIL
  


Localizado bem próximo da feirinha de artesanato na praia de Pajuçara, esta unidade da rede Parmegianno está sempre cheia de turistas e locais, tanto no almoço como no jantar. O destaque da casa, coerente com o nome do restaurante, são carnes, frangos e camarões à parmegiana. Para acompanhar, arroz, purê de batata e/ou espaguete ao sugo. A rede também apresenta uma boa variedade de carnes, frutos do mar e pizzas. A maioria dos pratos é servida em vários tamanhos – dos individuais aos familiares. Existem mesas na varanda e mesas internas.





O prêmio da revista Veja na categoria "Bom e Barato" comprova a qualidade dos pratos servidos.
A diversidade dos pratos é outro diferencial.
Próximo de hotéis, pousadas, da saída às piscinas naturais mais belas do nordeste, da feirinha e do pavilhão do artesanato.
 Barriguinha cheia...hora de descansar um pouco, antes de continuar o passeio.
Decidimos procurar um Motel (em Cruz das Almas), para tomar banho, dormir por 1 ou 2 horas e conseguir prosseguir com o passeio. Como íamos seguir viagem, então não valeria à pena pagar uma diária em hotel, para ficar apenas algumas horas. Afinal, para aproveitar Maceió o ideal é bater perna mesmo!



Depois do descanso...hora de reabastecer com algumas guloseimas e água mineral...




Rumo ao Pavilhão e Feirinha de Artesanato de Pajuçara.







Pavilhão do Artesanato
Localizado na Praia da Pajuçara o Pavilhão do Artesanato possui cerca de 100 lojas com produtos de artesanato de Alagoas e da Região Nordeste. No pavilhão tem artesão esculpindo santos de madeira. Outro destaque é o artesanato de cabaça, que vira luminárias e os famosos bumba-meu-boi, o folguedo mais popular de Maceió que se apresenta nas prévias carnavalescas.
Praia de Pajuçara, na Av. Doutor Antonio Gouveia. Funciona diariamente das 10 às 22h.

Feira de Artesanato da Pajuçara (Feirinha da Pajuçara)
Com uma grande estrutura montada à beira-mar possui cerca de 300 lojas, que ofertam artigos do artesanato local e regional, além de bijuterias, roupas, artigos decorativos e souvenirs.
Av. Antonio Gouveia, s/n, Pajuçara
Funcionamento de 2ª a 6 ª das 16h às 22h
Sábados e feriados das 10h às 22h
Domingos das 10h às 20h 

Antes de comprar, sugiro andar bastante! 
Às vezes, o mesmo item tem preços completamente diferentes. Dá uma raivaaaaaaaaaaaaaaaa!










Bom, já deu para perceber que para curtir Maceió tem mesmo é que passear, explorar todo o local e arredores. Não pode ficar parado curtindo praia. 

Nós optamos por viajar em nosso carro, mas fiz uma pesquisa dos pontos turísticos antes. Se você preferir, segue uma sugestão: contrate pessoal especializado para conduzi-lo aos passeios. Já ouvi falar muito no pessoal da LUAU TURISMO. Muitos elogios a essa empresa que realiza passeios turísticos nas praias do litoral alagoano.

Depois das compras, decidimos conhecer pontos históricos da cidade. Uma sugestão é o Museu Theo Brandão e o Memorial à República. Infelizmente não conseguimos visitar o Museu, pois já estava fechado.

MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE - MTB



Localidade: Av. Duque de Caxias, 1490, Centro, cidade e município de Maceió, Estado de Alagoas.

Possui fitas com gravações de músicas regionais, cantoria de viola, emboladas, folguedos, discos sobre o mesmo tema bem como slides e fotografias. Possui também um fichário com informações sobre cultura popular. Além disso, tem uma sessão com filmes sobre diversas manifestações folclóricas de Alagoas.
Ele possui também diversas salas com produções feitas por artistas alagoanos, como: quadros, esculturas em ceramica e troncos de arvores regionais; exposição de artesanato local e criações que fazem parte das festas populares de Alagoas.
Horário de funcionamento:Terça à sexta,  das 9h às 17h e aos sábados das 14h às 17h.
 


O Memorial à República


Foi inaugurado em 15 de novembro de 2005, em
homenagem aos dois Marechais alagoanos. Com uma arquitetura moderna elaborada pelo alagoano Alex Barbosa, o Memorial é um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes trocadas a cada mês e vindas de diversas partes do país.

Foi construído em um local privilegiado pela vista e pelo som do mar. “O pôr-do-sol aqui é lindo”.



 






Últimas fotos para seguirmos viagem. Afinal, amanhã será o 4º dia de viagem!

✿ܓEdineide Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira