quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Jardim Botânico de Recife - Férias 2017

O Brasil passa por um momento de crise, notadamente nos anos de 2015/2016.
Em virtude das incertezas que perduram para 2017, decidimos aproveitar nossas férias de janeiro com maior prudência, economizando ao máximo.

Terei mais um mês de férias este ano, pois acumulei duas férias não gozadas;
Espero que no segundo semestre possa postar algumas viagens, pois isso significará que o Brasil, financeiramente falando, anda melhor das pernas.

Eu adoro pesquisar o local que vou conhecer, pois é uma forma de evitar aborrecimentos, absorver todos os detalhes e aspectos do passeio. 

Por isso, seguem abaixo algumas dicas #BBB para você se divertir e conhecer um pouco da cidade onde moro, incluindo a região metropolitana de Recife/PE/Brasil.

Jardim Botânico de Recife


O Jardim Botânico foi criado em 1° de agosto de 1979 e elevado à categoria A em julho de 2015.Espaço público municipal, com 10,7 hectares de Mata Atlântica. Dispõe de sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Tropical.

Endereço: BR-232, km 7,5, Curado, Recife - PE, CEP 50.791-540
Dias para visitação: terça a domingo. 
Horário: das 9h às 15h30min. 
Entrada: gratuita. 
Idade mínima: 10 anos.
Atenção: o visitante deve levar água e lanche. Usar calças compridas e sapatos fechados, porque o percurso inclui trilhas na mata.

Endereço do FACEBOOK 
VISITA GUIADA

Agendamento por telefone: grupos de 10 a 30 pessoas (acompanhamento com monitor), por meio dos telefones (81) 3355-0002/ 3355-0000.

Agendamento pessoalmente: no horário do expediente. Na segunda-feira o atendimento é feito exclusivamente por telefone. 

 * Nos finais de semana também há visitas guiadas. Nesse caso, os grupos se formam na portaria, não sendo necessário agendamento. 
Aos sábados: saídas às 9h, 10h e 14h. 
Aos domingos: saídas às 9h e 14h. 

BOOKS, ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E FILMAGENS

É preciso agendamento, por telefone ou pessoalmente, no horário do expediente. Na segunda-feira o atendimento é feito exclusivamente por telefone. 
Os books são realizados de terça a sexta, um pela manhã e outro à tarde. Nos fins de semana e feriados não é permitida a realização de books, ensaios e filmagens profissionais.


REGRAS PARA FOTOGRAFIAS AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS

É PROIBIDO:

1. ANDAR DESCALÇO NAS ÁREAS SEM CALÇAMENTO
2. RETIRAR AS PLACAS DE SINALIZAÇÃO DAS PLANTAS
3. PISAR NA GRAMA
4. TOCAR NA VEGETAÇÃO
5. OBSTRUIR OS ACESSOS AOS EQUIPAMENTOS E ÀS ÁREAS COMUNS
6. MOLESTAR E ALIMENTAR OS ANIMAIS SILVESTRES
7. UTILIZAR FLASH
8. UTILIZAR SOMBRINHA REBATEDORA, MOLDURAS, BIOMBO E OUTROS ACESSÓRIOS
9. DESCARTAR RESÍDUOS EM QUALQUER UM DOS ESPAÇOS
10. O USO DE ROUPAS ÍNTIMAS, MODA PRAIA, NUDEZ OU SEMINUDEZ
Há trilhas monitoradas e exposições. 
Além de área pública de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Centro de Convivência


Contando com um espaço coberto de 220 m2, sua estrutura foi erguida em madeira certificada, pode ser usado como área de piquinique.

JARDINS TEMÁTICOS


Jardim de Palmeiras

O Jardim de Palmeiras reúne as principais espécies da família botânica Arecaceae, tanto as que ocorrem naturalmente nas florestas brasileiras como as trazidas de outros países. São mundialmente reconhecidas por suas formas majestosas e pelo seu grande valor paisagístico, sendo utilizadas na ornamentação de praças, parques, ruas e jardins. No seu ambiente natural, essas palmeiras cumprem uma importante função ecológica, servindo de abrigo e alimento para inúmeras espécies da fauna.

Jardim de Plantas Medicinais

Abriga mais de 40 espécies de plantas utilizadas tradicionalmente na prevenção e tratamento de doenças. Tem como objetivo valorizar o conhecimento popular.

Jardim de Plantas Tropicais

O jardim de flores tropicais é uma área que se destaca por sua exuberância paisagística, sendo destinado, principalmente, a momentos de contemplação. Reúne flores vistosas e de rara beleza.

Jardim Sensorial

Este local foi concebido para que as pessoas com deficiência descubram as nuances das plantas e do seu ambiente natural através do cheiro, do toque, do som ou de um olhar atento. Por isso, as plantas expostas são de diferentes espécies, que proporcionam o contato com várias texturas, odores e sabores. Também há o som de uma pequena cascata e o clima da floresta que podem ser percebidos.

COLEÇÕES CIENTÍFICAS

Bromeliário 

A coleção de bromélias consiste num acervo científico que abriga mais de 200 espécimes catalogados e registrados pertencentes à família Bromeliaceae. Dentre elas, destaca-se a espécie Vriesea limae, exclusiva de Pernambuco. Essas plantas apresentam importante relevância ecológica, pois garantem alimento para a fauna, favorecem a formação de micro-habitat e aumentam a disponibilidade de água através de recipiente central circundado por suas folhas. Apresentam também expressivo potencial socioeconômico e ornamental, a exemplo do abacaxi que é considerada uma das principais culturas tropicais

Cactário

A coleção científica reúne espécies pertencentes à família Cactaceae, plantas que se destacam pela adaptação a ambientes extremamente quentes e áridos. Apresentam como principais características a presença de espinhos e a capacidade de reter água. A existência deste acervo busca resguardar o patrimônio genético destas espécies, visto que possuem potencial ornamental, agroecológico, industrial, biotecnológico.

Orquidário

O espaço abriga um acervo científico com mais de 250 espécimes de orquídeas catalogadas e registradas. Entre elas, destaca-se a Cattleya labiata, ameaçada de extinção. Essas flores, além de serem famosas por sua beleza, exercem importante papel ecológico ao atraírem insetos e pássaros polinizadores.

Meliponário


Trata-se de um criatório de abelhas brasileiras. Essas espécies não possuem ferrão e vivem em colônias, onde uma “abelha rainha” é responsável pela postura dos ovos e as “operárias” se dedicam aos cuidados e à defesa da colméia. Elas têm grande importância ecológica e econômica, pois fazem a polinização de inúmeras espécies de plantas, tanto nas florestas como nas lavouras agrícolas, além de produzirem mel.

TRILHAS

As trilhas do Jardim Botânico do Recife proporcionam ao visitante experimentar a sensação da caminhada dentro da Mata Atlântica, com suas temperatura, sons e cheiros característicos, aproveitando de maneira tranquila e educativa o meio natural. Há dois tipos de trilhas interpretativas: a autoguiada (calçada) e a guiada (interior da mata).

Na trilha autoguiada, sem a presença de monitor, o visitante tem a liberdade de caminhar sendo conduzido a pontos de paradas marcados onde é auxiliado por placas informativas e painéis que contêm informações de todo o ambiente que será explorado. Essa trilha se encontra na Alameda Pau-pombo e se estende por 574,54 m.

Na trilha guiada os visitantes são acompanhados por um monitor que os leva a observar, refletir e experimentar um mundo novo em contado com a natureza. A trilha guiada é realizada de terça a sexta, dois grupos pela manhã e um à tarde, mediante agendamento pelos telefones 3355-0000 e 3355-0002. No período chuvoso, é comum haver a suspensão, devido ao risco de acidentes com queda de galhos. Para fazer a trilha guiada é preciso ter mais de 10 anos, estar usando calças compridas e sapato fechado.

Nos finais de semana não é preciso agendar. Os grupos se formam na portaria, às 9h, 10h e 14h, aos sábados. E às 9h e às 14h, aos domingos.

Como chegar - De Ônibus
As seguintes linhas passam pelo Jardim Botânico do Recife:

(302) T.I TIP / Caxangá
(303) Curado II / Caxangá
(320) Curado I / Wenerck (Via Totó)
(331) Totó (Jardim Planalto)
(332) Totó (Abdias de Carvalho)
(346) T.I TIP / Centro (Conde da Boa Vista)
(347) T.I TIP / Derby
(370) T.I TIP / T.I Aeroporto
(409) Curado IV / Barra de Jangada

Você pode pesquisar os itinerários das linhas acessando o SITE do Grande Recife

Como chegar - De Metrô

1. Desça na estação Rodoviária e dirija-se ao Terminal de Integração do TIP.
Use as linhas (346) T.I TIP / Centro (Conde da Boa Vista) ou (347) T.I TIP / Derby, no sentido cidade. 
2. Outra opção é descer na estação Werneck e apanhar, do lado de fora, a linha (320) Curado I - Werneck (Via Totó).



Mapa do Jardim



Fonte/créditos: Jardim Botânico de Recife

✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira