quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Cais do Sertão Luiz Gonzaga - Férias Jan/2017


O Museu Cais do Sertão, inaugurado em 3 de abril de 2014, guarda em seu acervo uma história rica culturalmente que passa por muitos anos. 


Falar deste espaço é primeiramente conhecer o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que “transita” por todos os ambientes e que deu início à criação do Museu.


O nome “Cais do Sertão” se deu porque ele está localizado na beira da água, junto ao Marco Zero, onde nasceu a cidade do Recife, e por abrigar toda a riqueza do sertão nordestino. O prédio tem arquitetura surpreendente. São 7 mil metros quadrados de área construída; 6 metros de altura, um grande vão para passagem dos pedestres, além de detalhes de cores, alvenaria e decoração. Foi tudo milimetricamente pensado.



No térreo, um “Rio São Francisco” corta todo o Museu e o divide em sete territórios temáticos: Viver, Trabalhar, Ocupar, Cantar, Criar, Crer e Migrar. 

Cada ambiente remete aos principais aspectos do dia a dia do sertanejo, oferecendo ao visitante a oportunidade de se locomover pelo espaço e interagir com os artefatos expositivos.



Objetos reais misturam-se a projeções; chapéus, gibões e sanfonas dialogam com karaokês sertanejos, estúdios de gravação e oficinas de instrumentos de onde brotam velhos e novos baiões; barcos, instrumentos de trabalho e antenas parabólicas complementam estações interativas; objetos de arte e religiosos dividem espaço com um imenso acervo de canções.

Qualquer pessoa poderá assistir a filmes, peças e espetáculos, poderá interagir com jogos desafiantes, fazer cursos, criar músicas.

Falar de Luiz Gonzaga é falar de música, de arte, de cultura, de boas histórias. O compositor e cantor nasceu na cidade de Exu, povoado do Araripe, em 13 de dezembro de 1912. Herdou do pai, Januário José dos Santos, a paixão pela sanfona e deixou para o filho, Gonzaguinha, o legado de cantar as alegrias e tristezas do povo do Sertão Nordestino.


Sempre acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Após sua primeira contratação pela Rádio Nacional, surgiu a ideia de apresentar-se vestido de vaqueiro, figurino que o consagrou como artista.

Luiz Gonzaga morreu aos 76 anos em Recife, Pernambuco. Genial instrumentista e inventor de melodias, levou inspirado pela vida sertaneja a cultura nordestina ao redor do mundo.


Programação Janeiro 2017


No dia 12, o #CaisEmPauta discute a Arqueologia em Museus com a participação da Prof. Dra. Maria do Carmo de Caldas Dias Costa - Diretora do Museu de Arqueologia da UNICAP, Prof. André Luís - Pesquisador do Museu do Estado, Dora Dimenstein - Diretora Executiva da ADCE Prod. Cultural e Conceição Wanderley - Museóloga do Cais do Sertão. 

No Domingo no Cais, Mariane Bígio conta histórias sobre dinossauros e fósseis encontrados em Souza, no sertão da Paraíba. A contação de histórias acontecerá nos domingos: 15 e 22 de janeiro. 


Devido ao sucesso no mês de dezembro, o Minuto Puxa o Fole retornará a programação do Cais sempre na última sexta-feira de cada mês, a partir de janeiro, além dos educadores de música, teremos sempre um convidado especial. 


Além de toda a programação uma caverna será montada na sala "Novos Baiões", com muitos mistérios e surpresas. Pinturas rupestres, caverna, dinossauros e fósseis, tudo isso você poderá explorar nas férias do Cais. 




✿ܓEdineide Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira