sábado, 12 de setembro de 2015

Varandas Gourmet

As varandas gourmet estão definitivamente na moda.
Além de muito bonitas, trazem um aconchego familiar, aproximam amigos e garantem um cantinho muito charmoso ao ambiente.


Eu estou planejando a reforma do nosso AP e já incluí esta tendência. Por isso, após muitas pesquisas, seguem algumas opções de varandas gourmet, para todos os gostos e bolsos. 


O projeto do terraço ou varanda gourmet deve observar, inicialmente, a dimensão do espaço disponível. Isto porque, será um ambiente para cozinhar e comer.

Outro aspecto essencial é verificar as regras do condomínio, pois muitas vezes é necessário fazer alterações na fachada e estrutura da varanda. 
Como muitos condomínios têm padrões pré-estabelecidos em relação ao revestimento, pinturas e janelas, deve-se certificar antes de fazer qualquer reforma.



Precisará de uma área livre para a instalação de uma bancada (o mais ampla possível) com cuba, cooktop e churrasqueira elétrica. Além de um refrigerador e/ou adega para vinhos.
Abuse da imaginação... pendure objetos decorativos e torne o ambiente mais encantador! Eu amo estas hortas verticais. Super práticas, orgânicas e ainda economizam espaço.

Para as varandas minúsculas, pode-se colocar uma mesinha pequena com duas cadeiras apenas. 

E se a varanda tradicional não tiver um ponto de energia e de água?
Claro que se tiver é mais fácil transformar o terraço convencional em um ambiente social para refeições. Todavia, a ausência de ligação hidráulica e elétrica não impede ter um canto para finalização das refeições.


Espaço bem pequenino, integrando a sala, mas super fofo!
Muito legal utilizar almofadas. Uma sugestão é optar por versões impermeáveis. 


Jardim vertical de todos os tipos... difícil escolher um.
Abaixo, deck de madeira e pedriscos, muito presentes em varandas também. Eu acho uma gracinha esse aspecto rústico!

Quando a dimensão da varanda for pequena, pode-se optar por uma mesa de apenas dois lugares. O sofá tipo futon e uma decoração zen são propícias aos momentos de relaxamento.



Uma mesa com cadeiras confortáveis também é imprescindível ao local. Inclusive, o ideal é que fique próxima à bancada.


Varanda retrô é tudoooooooooooooooooooooooooooo... olhá só esta geladeira. Eu quero uma para mim, sem dúvida alguma.


Quem disse que não dá para ter uma, mesmo com pouco espaço?
Claro que é possível sim!!!


Adoro cores. Essas almofadas são bem legais e, apesar do colorido introduzido ao ambiente, não deixou brega. Por isso, pode escolher uma paleta e se jogar nas cores, sem medo! 



Terraço mais moderninho, aproveitou bem o pequeno espaço.

Fico louquinha com os deck's de madeira. 



Cozinha com cooktop, refrigerador, forno embutido... excelente para a completa preparação das refeições.


Procure equilibrar os tons da varanda com o restante dos cômodos. Harmonize os tons vibrantes de um ambiente com os tons mais neutros de outro. Neste último caso, poderá investir em acessórios coloridos.


Os móveis devem ser de fácil higienização, como é o caso do mármore.
Mesas e cadeiras devem ter materiais de fácil limpeza. Os tecidos utilizados nas poltronas e almofadas não devem ser porosos, mas preferencialmente lisos, vez que ajudam a não proliferar sujeira.


Na escolha dos elementos, prefira de madeira ou revestidos em alumínio ou inox. Ajudam na longevidade do móvel e não necessitam de manutenção constante. Além do mais, podem ficar  em locais que recebem luminosidade.



Quando há predominância de madeira nos móveis, o ideal é colocar uma planta de médio porte próximo ao balcão, para se destacar na decoração.

Os móveis planejados são uma boa opção para aproveitar adequadamente todos os espaços.


Nessa varanda gourmet, assinada pela arquiteta Selma Tammaro, há uma mesa central, churrasqueira e até um forno de pizza. Além de ser integrada à cozinha.

Esta parede com o jardim vertical está super criativa e muito linda.


Preste bem atenção: o local da churrasqueira deve ficar estrategicamente onde há saída de ar. Isto porque, o cheiro da fumaça não pode prejudicar as visitas e nem os anfitriões. Sugiro instalar um exaustor de cozinha.



Em uma varanda gourmet, a churrasqueira deve ficar próxima ao balcão e pia, pois facilitará a preparação dos alimentos.




Dicas de Letícia Reigada do que pode e não pode fazer.

10 Coisas que ela recomenda:

1. Utilizar piso cerâmico ou em porcelanato, pois são de fácil manutenção, podendo ser lavados. Modelos imitando réguas de madeira estão em alta.
2. Projetar gabinetes sob as bancadas e/ou armários superiores para guardar louças e objetos utilizados somente nesse espaço.
3. Prever pontos de energia elétrica para a instalação de frigobar, adega climatizada ou até mesmo um grill.
4. Caprichar na iluminação para que o ambiente também possa ser utilizado à noite.
5. Apostar em peças versáteis como, por exemplo, bancos ou pufes, que também possam servir de mesas ou apoios laterais.
6. Decorar o ambiente com plantas em vasos ou jardineiras, mas sempre atentando para a escolha das espécies, de acordo com a insolação de sua varanda.
7. Cultivar uma pequena horta que, além de decorar, proporcionará temperos frescos para serem utilizados em sua área gourmet.
8. Utilizar painéis e móveis de madeira, que trazem uma atmosfera mais rústica e natural ao ambiente. Para detalhes decorativos em paredes, aposte em ladrilhos hidráulicos, mix de azulejos decorados fora de linha ou revestimentos que imitem pedras naturais.
9. Utilizar alguns pontos de cores fortes e vibrantes, que tornam o local mais descontraído e alegre. Almofadas estampadas, lanternas coloridas e peças de artesanato são alguns exemplos.
10. Prever um móvel ou bancada de apoio para o preparo de refeições.


10 Coisas que ela não recomenda:


1. Colocar muitos móveis ou objetos desnecessários, pois podem atrapalhar a circulação.
2. Decorar o local com plantas não adequadas para o ambiente, ou com espécies que necessitam de muito espaço e manutenção constante.
3. Instalar pisos ou decks de madeira próximos à área gourmet da varanda, pois podem ser danificados com respingos de gordura ou alimentos.
4. Utilizar muitos objetos de decoração e cores escuras, que podem sobrecarregar o ambiente.
5. Colocar móveis e objetos somente na área central, deixando os cantos vazios e espaços mal aproveitados.
6. Decorar a varanda com móveis e objetos muito delicados ou sofisticados, que não condizem com a característica descontraída do local.
7. Posicionar os móveis de forma que a área gourmet fique separada do resto do ambiente, uma vez que a proposta desse tipo de varanda é a integração de espaços.
8. Utilizar móveis não apropriados para área externa, pois mesmo que o ambiente seja fechado com vidro, eles podem ser danificados pela ação do sol, vento e chuva.
9. Usar tapetes, pois sujam com facilidade.
10. Optar por móveis muito grandes e pesados, pois no caso de uma reunião com amigos eles podem dificultar o rearranjo do ambiente.
















Eu fico horas pesquisando decoração para a reforma do nosso apartamento. É muita coisa legal, inclusive no Pinterest (fique à vontade para me seguir por !).











Além da churrasqueira, a varanda foi equipada com uma adega. Um luxoooooooooooo!







Os móveis multitarefas com gaveteiros, local para guardar utensílios variados, facilitam a organização e não deixam os elementos expostos. 


Prateleiras com os temperos próximas ao balcão, pia e churrasqueira são essenciais para a realização das atividades nesta parte da casa.





Por que ter varanda gourmet?
  • 1
    Curte receber e cozinhar para visitas
    O ambiente é perfeito para quem gosta de reunir amigos e familiares para programas gourmet, sem precisar ficar dentro da cozinha enquanto os convidados aguardam na sala. Ótima alternativa para pessoas que moravam em casa e mudaram para um apartamento, mas que não querem abandonar esse costume de receber visitas para comes e bebes "do lado de fora".
  • 2
    Adora um churrasco
    Para quem curte preparar um churrasco nos finais de semana, o espaço é uma boa opção, porque evita que o morador recorra à área da churrasqueira do prédio e, em consequência, algumas normas dessas áreas comuns como pagar taxas e reservar datas.
  • 3
    Quer privacidade ao receber
    O morador pode receber um número maior de amigos e familiares para ocasiões festivas na privacidade do seu lar e a hora que quiser, sem precisar utilizar às áreas comuns do edifício como churrasqueiras e salão de festas.
Fonte: Amadeu + Castro Arquitetura; Casa 2 Arquitetos; Duda Senna, arquiteta; Maurício Karam, arquiteto e Ricardo Abreu Borges, arquiteto.


Agora, se você não gosta muito de cozinhar, raramente recebe visitas ou gosta mais de se confraternizar fora de casa, então o ideal é aproveitar o espaço para outro fim. 

Pode reformular o espaço conforme teu perfil, projetando um local arejado, para descanso, estudo, relaxamento, escritório ou até uma brinquedoteca para as crianças. Veja postagem sobre estas opções de Varanda AQUI!


✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira