sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

São Miguel dos Milagres/Alagoas

São Miguel dos Milagres/Alagoas

A cidade conta com belos monumentos arquitetônicos como a Igreja Matriz de São Miguel dos Milagres, Orago, Capela de Santo Antonio em Porto da Rua, Casario antigo que data do início do século XX, Ruínas de antigas casas e engenhos de açúcar.

Para quem adora curtir a natureza, a cidade reserva pelas praias com piscina natural e um rio de onde é possível ver com tranqüilidade a presença dos Peixes-Boi Marinhos, os quais fazem uso do manguezal para procriação.

São Miguel dos Milagres também é uma cidade cultural. Possui algumas ruínas de antigas casas e engenhos de açúcar, um mirante do Alto do Cruzeiro de São Miguel dos Milagres, folclore com danças típicas, artesanato feito com cacos de coco e palha de ouricuri e culinária típica como moqueca de aratu, de beijupirá e fritada de caranguejo.
Alto do Morro
Subindo a praça central, o viajante encontra uma enorme ladeira que abre caminho em meio às árvores nativas. No alto do morro, o Cruzeiro com um pequena capela, uma árvore gigantesca e centenária, e um casarão abandonado, com sinais de já ter sido uma casa nobre, com heliponto e tudo mais.
A vista do Cruzeiro é sensacional. Dá pra ver toda a cidade, o imenso coqueiral, uma pequena mata e o belo e azul mar de São Miguel dos Milagres. Quando a maré está baixa dá para avistar a beleza da piscina natural de São Miguel.
Vista do Morro do Cruzeiro
Entre tantos atrativos você ainda pode se deliciar com a culinária rica em frutos do mar, doces caseiros e uma infinidade de bolos, de milho, de macaxeira enrolado na palha, tapioca de goma, sequilhos, mal-casado, e comprar vários adereços confeccionados a partir do coco, como: cintos, brincos, colares, além de xícaras, pires e cinzeiros, um artesanato completo, com bordados filé, esculturas de gesso e madeira, esteiras, vasos e móveis. 


Fonte: Férias Tur

Sugestões:
- Praça da Igreja de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade;
- Passeio ao Alto do Cruzeiro (dá pra ver toda a cidade, o mar, os coqueirais);
- Passeios de buggy pelas rodovias, praia do Patacho e Praia da Lage / Porto de Pedras; Praia dos Morros e Foz do Rio Camaragibe / Barra de Camaragibe; Fazendas e trilhas locais / São Miguel dos Milagres, etc.
- Passeios à Cavalo nas áreas de proteção ambiental;
- Passeios às piscinas naturais; 
- Barraca do Tibiro (em frente à praia) - recomendamos o filé de lagostim e peixada completa.

- Restaurante Recanto dos Milagres - Povoado do Riacho. Junto ao Camping;
- Pousada Riacho dos Milagres (http://www.riachodosmilagres.com.br)
- Pousada das Ácacias

- Hotel Costa dos Corais (http://www.hotelcostadoscorais.com.br)
- Pousada Don Robledo

  ✿ܓEdineide Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santuário do Peixe-Boi - Tatuamunha/Alagoas

No povoado de Tatuamunha, pertencente ao município de Porto de Pedras, encontra-se um núcleo de proteção e reintrodução do peixe-boi ao seu ambiente natural.

No rio Tatuamunha estão soltos, marcados por rádios transmissores, cinco peixes-boi: Aiara, Arani, Poti, Luna e o mais velho deles, com 12 anos, o Aldo.

O simpático peixe-boi Aldo.

O Aldo bem próximo de nós.
A Associação dos Ribeirinhos Amigos do Meio Ambiente, desenvolve um projeto de preservação, conscientização e geração de emprego para a comunidade local, que tem apenas um ano de existência, mas já conseguiu muitos progressos.

Um dos seus pontos fortes é a visita ao santuário do peixe-boi. O pessoal leva o visitante por uma trilha ecológica no meio do mangue, passando por lindas paisagens e pontes rústicas de madeira, até o porto improvisado, onde seguem de barco (sem motor) pelo rio Tatuamunha, até localizar os peixes-boi. Com sorte, algum deles pode chegar bem próximo do barco, permitindo fotos e admiração.
O charme da ponte rústica sobre o mangue.
O passeio total, incluindo a trilha, dura aproximadamente duas horas. Na volta o seu Gilvan 'Caravéia' - coordenador do projeto e filho da terra, apresenta a Associação e o artesanato feito de palha, além de souvernirs do personagem principal; impossível não levar um para casa.

Seu Gilvan foi monitor do projeto peixe-boi e ao desligar-se dele, investiu nessa nova proposta. Preocupado com a preservação do local, ele busca várias alternativas para a manutenção do deselvolvimento sustentável. Além de outras coisas, desenvolveu uma técnica simples, barata e muito eficiente para construir os rádios transmissores que são colocados nos bichos devolvidos à natureza.
Gilvan e os rapazes da associação.

Os rádios transmissores desenvolvidos por Gilvan quando era monitor.
O peixe-boi é um mamífero herbívoro aquático que alcança 4,5 m de comprimento e chega a 500 Kg, passa a maior parte do seu tempo no mar e vem aos rios, estuários para tomar água doce e procriar. Seu alimento preferido é o capim agulha, encontrado em abundância nos mangues. Infelizmente, por causa da caça indiscriminada, o peixe-boi marinho está entre os animais mais ameaçados de extinção no Brasil.

O lar do peixe-boi.
Vale a pena conferir esse passeio, caminhar pelo mangue, passear de barco pelas águas calmas do rio, admirar esse incrível animal e contribuir com o projeto que envolve e sustenta cerca de 48 famílias ribeirinhas, desenvolvendo e preservando esse magnífico ecossistema.
A beleza do manguezal e o rio Tatuamunha.
Sugestões:
Passeio de barco - Tel. (82) 9332-4318 (Gilvan 'Caravéia')

Fonte: Over Mundo

✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Porto de Pedras/Alagoas

Localizada no litoral norte alagoano, a 110 km de Maceió, inserida na região da costa dos corais (segunda maior faixa coralina do mundo), Porto de Pedras é mais um destino deslumbrante do estado de Alagoas.


Praia de Porto de Pedras.

Além de todas as belezas oferecidas pela natureza, a cidade tem muita história para contar.

A região foi alvo de disputa entre portugueses e holandeses. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiando o ainda povoado. Utilizavam o rio Manguaba para receber alimentos e munições nos navios vindos de Recife. Durante a guerra, invasão e domínio, até a expulsão, os moradores participaram do movimento contra os holandeses.

A presença católica é marcante no município devido a antiga sede da missão Franciscana, que tinha como objetivo catequizar os índios.

As principais igrejas são as de São Gonçalo (localizada no povoado de Tatuamunha), Nossa Senhora da Piedade e a matriz de Nossa Senhora da Glória.


Igrejas Nsa. Sra. da Piedade e Nsa. Sra. da Glória. A antiga cadeia e casario.


Porto de Pedras conta com diversos casarões construídos há cerca de 300 anos. Alguns ainda conservados, outros como a antiga Cadeia Pública, de 1630, que faz parte do acervo arquitetônico do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Alagoas, aguardando restauração, para que se torne um museu.

A visita ao Farol de Porto de Pedras, construído em 1940, é obrigatória, a vista panorâmica é belíssima. A praia de Porto de Pedras, a costa dos corais , o rio Manguaba e o município vizinho de Japaratinga podem ser avistados de lá.
Farol de Porto de Pedras.

A estradinha de paralelepípedo que leva ao Farol fica ao lado da antiga Cadeia Pública, no centro da cidade. No início do caminho há o 'Oitizeiro do Imperador', uma árvore centenária, onde no dia 06 de janeiro de 1860, D. Pedro II descansou em sua passagem pelo local. Vale uma foto.
O Oitizeiro do Imperador, árvore centenária onde D. Pedro II descansou.

Falando em natureza, as praias do município são perfeitas para quem curte águas mornas, límpidas, tranquilidade e sossego.

A extensa faixa de areia emoldurada pelos coqueirais e as piscinas naturais que formam-se entre as pedras e recifes de corais dão um toque todo especial às praias de Porto de Pedras, Patacho, Lajes e Tatuamunha.
Praia do Patacho.
Praia de Tatuamunha.

Os rios Manguaba e Tatuamunha proporcionam passeios de barco por lindas paisagens e vegetações de mangue.
Rio Manguaba visto de cima do morro do Farol.
O rio Manguaba divide Porto de Pedras e Japaratinga, no Porto da Balsa você pode atravessar para o outro município.
Porto de Pedras e Japaratinga divididos pelo rio Manguaba e o lindo azul do mar.
O rio Tatuamunha localiza-se no povoado homônimo, apesar da sua cor escura ele é próprio para banho e quando encontra-se com o mar, forma um belíssimo estuário, chamado de Boca do Rio. Além de ser o local onde fica o Santuário do Peixe-boi - animal adotado como símbolo da cidade.
Rio Tatuamunha e ponte sobre o mangue.
A Boca do Rio.
PdP, como é chamada carinhosamente pelos que a visitam, é um município do litoral com jeito de cidadezinha interiorana. O local é calmo, as pessoas andam pelas ruas e conversam nas calçadas, há também aquelas pracinhas com banquinhos e uma TV coletiva, os moradores são solícitos e prestativos.

A gastronomia local, como não pode deixar de ser, é rica em frutos do mar. Na rua que leva até a praia de Porto de Pedras, encontramos várias opções de restaurantes para todos os gostos e os preços são bastante atrativos.

Quando quiser conhecer o litoral norte de Alagoas, visite Porto de Pedras, uma ótima pedida para quem procura o sossego de uma cidade do interior em um dos mais belos municípios litorâneos do estado.
Fonte: Over Mundo

Sugestões:
- Trilha e passeio de barco - R$ 20,00 por pessoa.
- Pousada Marambaia (http://www.hotelfazendamarambaia.com.br/marambaia_praia.html)
- Pousada Patacho (http://www.pousadapatacho.com.br)
- Restaurante Celebridade

✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tatuamunha/Alagoas

Tatuamunha (nome indígena que significa tatu pequeno) é um povoado do município de Porto de Pedras em Alagoas, muito conhecida por seu rio de mesmo nome que deságua na praia.


Apesar de pequeno, o local guarda grandes belezas; áreas de mangue, rio, trilhas ecológicas e ainda trechos de mata atlântica.

O rio, a praia, o mar e o mangue.
Há também pracinhas aconchegantes, na principal delas, encontra-se a Igreja de São Gonçalo.

Igreja de São Gonçalo.
É do povoado que partem os diversos passeios de barco pelo rio Tatuamunha e as caminhadas pelo mangue.


Rio Tatuamunha e ponte sobre o mangue.
É lá também que encontramos o Santuário do Peixe-boi, animal símbolo de Porto de Pedras.
O simpático peixe-boi Aldo.
É na foz do Rio Tatuamunha que está uma das principais atrações da praia, um casal de peixes-boi, mantidos pelo Ibama, que podem ser observados em passeios de canoa feitos pelo rio. Durante o passeio, também é possível ver a vegetação de mangue predominante na região. Apesar da sua cor escura, o Rio Tatuamunha é próprio para banho e ótimo para a pesca.

A praia de Tatuamunha tem águas claras e mornas em toda a sua extensão, pois ela faz parte da costa dos corais, que cerca todo o litoral de Porto de Pedras, essa é a segunda maior formação coralina do mundo, compreendida entre os estados de Alagoas e Pernambuco. A praia é deserta e tranquila, além de muito bonita.

Praia de Tatuamunha.
O rio de mesmo nome deságua no mar formando um estuário chamado por todos de Boca do Rio, simplesmente perfeito, rio e mar juntos no mesmo lugar, banhos e paisagens diferentes, divididos apenas por uma estradinha de barro. As pessoas costumam fazer piqueniques por lá.

A Boca do Rio.
O passeio de barco pelo rio é encantador, e torna-se ainda mais belo no final da tarde, por conta do pôr do sol.

Passeio de barco.
Tatuamunha é um santuário natural cheio de lindas paisagens, que com certeza ficam guardadas para sempre na memória do visitante. Como dizem, deixe apenas pegadas e leve apenas imagens.

Os coqueiros e o mar.
Fonte: Over Mundo
Preserve o meio ambiente!

Sugestões:
- Trilha e passeio de barco - R$ 20,00 por pessoa.
- Pousada Borapirá - (http://www.borapira.com.br);


✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Novo Roteiro de Viagem – Recife/Alagoas - Parte II

ROTEIRO DE VIAGEM 2012
Por Edineide & Ailton

Rota - Recife/Alagoas
Período (05/01 a 09/01/2012)
Nossa primeira Viagem de Férias após as Bodas de Papel (1º ano de casados oficialmente)

2º Dia de Viagem (06/01/2012 sexta-feira) - Continuação...

Atravessamos de balsa (R$ 10,00 a travessia) para Porto de Pedras e seguimos viagem...
Farol Porto de Pedras/Alagoas
Travessia para Porto de Pedras...
Porto de Pedras
 

Igreja Nossa Sra. da Glória



Patacho é uma bela praia deserta, no município de São Miguel dos Milagres, Alagoas. Patacho é ideal para quem gosta de muita tranquilidade e uma bela vista; sua orla é estreita com areia grossa. O mar é cristalino, com águas calmas e para completar a paisagem, os coqueiros são inclinados em direção ao mar. A praia fica ao norte da praia das Lages e a dez quilômetros de Porto de Pedras. O local é ideal para o banho e o mergulho. Na maré baixa se formam piscinas naturais onde se pode ver a olho nu os peixes coloridos e os recifes de corais. Quase não existem construções no local, há uma única pousada à beira-mar que agrega três quartos e uma decoração sofisticada.
Praia do Patacho

O restaurante da pousada na praia Patacho oferece jantares com cardápio da culinária francesa. É possível também andar um pouquinho e ir visitar as praias próximas. A cidade histórica de Porto de Pedras fica a 15 minutos de caminhada, com ótimos restaurantes com comidas típicas como a fritada de aratu do Nordeste.

Praia de Lajes - Esta praia é extensa e praticamente deserta. Lages fica entre Tatuamaunha e Patacho, por isso, a paisagem assemelha-se às praias vizinhas.
Praia de Lajes

Com areia grossa, águas tranqüilas e piscinas naturais que se formam entre os recifes, Lages é ideal para quem quer contemplar a natureza e dar boas caminhadas. Para curtir o local, recomenda-se levar água mineral e protetor solar.

Sugestão de Pousada:

- Pousada Aldeia Beijupirá (http://www.aldeiabeijupira.com.br)


Porto da Rua
As piscinas naturais emolduradas por corais ficam cheias de peixes coloridos na maré baixa. Além disso, Porto da Rua é a praia mais agitada de São Miguel dos Milagres, se é que agito faz parte do vocabulário do litoral norte de Alagoas. Vira point da galera nos finais de semana e férias de janeiro, mas no resto do ano fica pouco habitada. Nos arredores há um povoado de pescadores e quem quiser petiscar um peixinho frito pode recorrer a um dos bares da orla. Fonte: Praia Certa
Porto da Rua
Praia do Toque



Uma vila rústica, fazendas de coco e um mar bem azul. A Praia do Toque é mais um dos pequenos paraísos perdidos em São Miguel dos Milagres. Calma, semideserta e com opções de hospedagem incríveis.
Aproveitamos para conhecer a Pousada do Toque. Nossa...é linda D+!
 
A diária é carinha, mas vale à pena, pois tem uma estrutura super diferenciada, com quadra de tênis, loja com artigos da região, sushi-bar, apartamentos com ofurô, piscinas privativas, salão de beleza, adega para ninguém colocar defeito, piscina ionizada, hidromassagem, Massagem, Dvdteca com 2.000 filmes, Biblioteca com 900 títulos, Bicicletas para passeios e caiaques, Lounge, Horta orgânica e Jardim ornamental. Indicamos e nos hospedaremos lá um dia, se Deus quiser!

Dicas de Passeios e Pousadas (Povoado do Toque):
1. Piscinas Naturais - Dez minutos de jangada a motor;
2. Foz do Rio Tatuamunha - jangada a motor (passeio pelo rio);
3. Morros do Camaragibe (praia deserta) - pode-se alugar um buggy para dar um passeio e curtir essa linda praia);
4. Passeio de Buggy;
5. Pousada do Caju (http://www.pousadacaju.com);
6. Pousada da Amendoeira (http://www.pdamendoeira.com.br/

Ah, para variar encontramos uma área de camping à beira-mar. Incrível!
Contato: Gil ou Vera - Fone: (82) 9112-9617 (Povoado do Riacho, São Miguel dos Milagres/AL), R$ 20,00 por pessoa, com banheiro e ponto de energia. 
Beira-mar do camping

Camping
Por indicação do Gil, fomos almoçar no Restaurante e Pousada da Nice (rua Vereador Lamenha Colto, nº 241, São Miguel dos Milagres/AL, Fones: (82) 3295-1473/9928-3196/9322-6001). Local simples, muito acolhedor...e, principalmente, com uma comida bem caseira. Tempero da vovó! rs. Ah, fica próximo do Camping e do Posto de gasolina.

Eita fome...

Após o delicioso almoço, seguimos viagem e...no meio do caminho, demos uma pausa para fotos.






 


 ...e seguimos viagem!  
Passamos pela Praia do Marceneiro, Barra do Camaragibe e Passo do Camaragibe.

Passo de Camaragibe, localizado no litoral norte do Estado é o local ideal para quem deseja praticar um turismo tranqüilo, descontraído e sobretudo repousante.
São diferentes as formas de beleza que o município oferece praias desertas de águas claras e mansas, manguezais, rios morros com cobertura do que ainda resta de Mata Atlântica e belíssimos coqueirais.
São suas praias, na verdade, a sua maior atração como: Barra do Camaragibe, Marceneiro e Praia dos Morros. Ideal para grandes caminhadas, Marceneiro é muito procurada no verão. Barra do Camaragibe pode-se observar o encontro do rio do mesmo nome com o oceano atlântico. E finalmente, por sua beleza selvagem e por estar um pouco mais afastada da cidade a praia dos Morros de Camaragibe é bastante procurada pelos turistas e foi escolhida para ser o principal pólo turístico do Projeto Costa Dourada.



Principais Praias
Praia das Lages (Região dos Morros)
Praia do Marceneiro

Rio Camaragibe

Igrejas
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora das Graças
 
Pousadas e Hoteis fazendas  fazem parte  da paisagem desse município que tem no cultivo do Coco da Bahia, cana-de-açúcar,  pesca e pecuária suas principais atividades econômicas e tem  o  Coco de Roda e Samba Matuto,  os representates da cultura popular.

No caminho encontramos o Hotel Fazenda Cambará...lindo, lindo, lindo! E próximo da praia. 

O Hotel Fazenda Cambará está situado as margens da rodovia AL 435.




 
Fica aí mais uma opção de hospedagem.
   ... e seguimos viagem!
 
 ✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...